SATISFEITO
Penedense: presidente elogia novo calendário do futebol e mira Copa BR
Com a ampliação dos clubes da Copa do Brasil, time ribeirinho pode garantir vaga na competição


O presidente do Penedense, Aerton Reis, avaliou as mudanças no calendário do futebol brasileiro de forma positiva. Anunciadas na última quarta-feira (1º), pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em entrevista coletiva, elas foram bem vistas pelo dirigente do clube alagoano, destacando as ampliações da Série D do Brasileirão (de 64 clubes para 96) e da Copa do Brasil (de 92 equipes para 126).
Apesar de ressaltar que o Penedense poderia ter sido incluído na expansão para 96 times, ele destacou que o modelo atual fortalece as competições e abre mais oportunidades para equipes de todos os Estados.
Segundo o dirigente, o novo formato foi recebido positivamente por presidentes de clubes de todo o País.
“As mudanças no calendário foram positivas. A gente só vê elogios dos presidentes nos grupos (redes sociais) que eu faço parte. Valorizou muito as competições, principalmente a Série D. Essa valorização foi muito importante, com a ampliação dos clubes, e beneficiou diretamente o Penedense em relação à Copa do Brasil, que também foi ampliada. No entanto, com a ampliação para 126 clubes, sentimos que o nosso Penedense poderia ter sido beneficiado, mas entendemos que houve critérios baseados no ranking nacional de clubes. Mas isso não é um problema, porque o importante é o bem maior: aumentar para 96 equipes dá mais oportunidades para todos os times desta competição, que é a mais democrática, envolvendo clubes de todos os Estados da federação, como é o caso da Série D”, destacou.

VAGA EXTRA
Com a ampliação da Copa do Brasil de 92 para 126 clubes em 2026, Alagoas conquistou uma vaga adicional, totalizando quatro representantes na competição. Esta vaga extra é atribuída com base no Ranking Nacional de Federações (RNF) da CBF, que classifica os Estados conforme o desempenho de seus clubes em competições nacionais.
Alagoas ocupa atualmente a 11ª posição no RNF, garantindo-lhe quatro vagas na Copa do Brasil. Já estão garantidos: CRB, CSA e ASA. A quarta vaga será disputada entre o Penedense, 3º colocado no Campeonato Alagoano de 2025, e o campeão da Copa Alagoas 2025, o CSE, conforme os critérios estabelecidos pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) e pela CBF.
O novo calendário entra em vigor a partir de 2026 e promete melhorias no futebol como um todo, oferecendo uma maior inclusão nacional, além de um calendário menos desgastante para os atletas dos clubes da Série A.
O presidente da FAF, Felipe Feijó, já tinha dito à Gazeta de Alagoas que gostou das mudanças feitas pela Confederação. “Ganhamos mais uma vaga de Copa do Brasil, o que é importante para nós. Mais clubes participando de competição nacional. Enfim, foram mudanças estruturantes”, destacou Feijó.
* Sob supervisão da Editoria