loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/11/2025 | Ano | Nº 6088
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Esportes

OLHAR DIFERENTE

Aracity Club vira referência com pesquisas técnicas e de gestão

Com cerca de 150 atletas, clube arapiraquense já começa a colher bons resultados, além das quadras

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Aracity se desenvolveu e agora conta com as modalidades futsal (masculino e feminino) e basquete em cadeira de rodas
Aracity se desenvolveu e agora conta com as modalidades futsal (masculino e feminino) e basquete em cadeira de rodas | Foto: Cledison Santos/Acervo Pessoal

Fundado em 2023, em Arapiraca, o Aracity Club foi planejado com uma temática inovadora. Além de disputar competições, a associação tem como principais metas abrir espaços para pesquisas e se transformar em um modelo de gestão.

Para isso, conta com profissionais e estudantes de diversas áreas de esporte, ciência e tecnologia. Presidente do clube, Cledison Santos informou à Gazeta de Alagoas como se deu o surgimento do Aracity.

“O Aracity Club surgiu em 2022. Foi uma iniciativa que apareceu na universidade, uma ideia de existir um clube que fosse aberto para que pesquisadores da área de esporte, não só nas quatro linhas, como também da parte de gestão, pudessem desenvolver suas pesquisas em um clube. A partir de então, foi formalizado como uma associação e lhe foi dado o nome de Associação Técnica de Laboratório Esportivo. E que nós chamamos de Aracity Club por ser um nome mais simpático”, disse.

Cledison explicou também como o clube começou a ganhar projeção e passou a contar com o apoio de outros dirigentes bem preparados.

“A partir de então, nós começamos a ganhar evidência dentro desse cenário, partindo da formalização enquanto associação, criando uma diretoria bem definida, diretores com formação em nível de mestrado, doutorado, cada um nas suas pastas”.

Equipe de futsal feminino é um dos carros-chefes do Aracity Club
Equipe de futsal feminino é um dos carros-chefes do Aracity Club | Foto: Cledison Santos/Acervo Pessoal

OUTRAS MODALIDADES

Iniciado com o futsal masculino, o projeto desenvolveu e teve outras modalidades esportivas integradas. O presidente revelou como se deu tal evolução: “Posteriormente, avançamos para o futsal feminino. Temos hoje o futsal masculino sub-20 e duas outras modalidades em implementação, que são o basquete em cadeira de rodas e o judô. Nós fomos a primeira equipe de futsal de Alagoas a se filiar ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e também nos tornamos lei de utilidade pública municipal”.

Segundo Cledison Santos, o Aracity começa a receber verbas públicas para melhorar a sua infraestrutura. “Hoje, a nossa operação conta com vários pesquisadores que trabalham nesta área técnica ou de gestão. Temos estagiários de diversas universidades, essencialmente da Universidade Paulista (UNIP), e, recentemente, fomos contemplados com um edital de R$ 10 mil da Justiça Federal, que possibilitou a estruturação de material para os nossos treinamentos. Isso foi de grande importância”, destacou.

ALAGOANO DE FUTSAL

E os resultados nas quadras estão sendo positivos. Nesta temporada, por exemplo, o Aracity participa do Campeonato Alagoano de Futsal e tem duas vitórias em dois jogos. Na primeira rodada do Estadual, o time venceu o Traipu, por 3 a 2. Já na rodada seguinte, obteve uma vitória com goleada, por 5 a 1, em cima da equipe de Piaçabuçu.

Relacionadas