LUTO
Morre José Cabral, referência do MMA em AL e lenda da luta livre
Lenda viva da modalidade, ele morreu aos 76 anos de idade


O esporte de combate em Alagoas está de luto. Morreu nessa sexta-feira (31) o mestre José Cabral, aos 76 anos, figura histórica da luta livre no Brasil e um dos grandes nomes do “vale tudo”, modalidade que viria a evoluir para o MMA moderno. Ao ser divulgada, a nota de pesar causou grande comoção entre atletas, mestres e admiradores das artes marciais.
José da Costa Cabral era considerado uma verdadeira “lenda viva” do esporte. Antes mesmo da consolidação do MMA como disciplina esportiva global, disputou 127 lutas e se tornou referência em técnica, disciplina e valentia. Sua trajetória o colocou entre os pioneiros que moldaram a história das artes marciais no País.
Além da carreira dentro dos ringues e tatames, mestre José Cabral teve papel fundamental na organização e fortalecimento do cenário de lutas em Alagoas. Ele foi presidente da Federação Alagoana de MMA (FAMMA), dedicando anos ao incentivo de atletas, à realização de eventos e à construção de uma base sólida para o esporte no Estado.
O filho, Luciano Cabral, falou com emoção sobre o impacto que o pai deixou em todos que o conheceram: “Me emociona muito a quantidade de mensagens que recebemos. São tantas pessoas que admiravam e gostavam dele. Meu pai foi realmente um homem de bem, respeitado por todos e que sempre se dedicou a fazer o bem”.
As Federações Alagoanas de Judô (FAJU) e de Esportes Colegiais (FAEC) prestaram homenagem a Cabral, lembrando sua importância para o esporte.
O velório teve início ontem, no Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes, e o corpo será cremado neste sábado (1), às 11h.
*Sob supervisão da Editoria
