loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 19/11/2025 | Ano | Nº 6100
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Esportes

CAMPEONATOS

‘Construído por várias mãos’, diz Feijó sobre calendário 2026

Presidente da FAF destacou mudanças e formatos do Alagoano e da Copa Alagoas

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Dirigentes dos clubes de AL durante lançamento das competições
Dirigentes dos clubes de AL durante lançamento das competições | Foto: Ailton Cruz

A manhã dessa terça-feira (18) registrou o lançamento oficial do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas de 2026. Em um hotel em Maceió, a Federação Alagoana de Futebol (FAF), com representantes de clubes e da imprensa esportiva estiveram presentes no evento.

Presidente da FAF, Felipe Feijó conversou com a Gazeta de Alagoas e falou sobre o calendário das competições alagoanas de 2026 e sobre uma das novidades em relação à seletiva para a Copa do Brasil, que não vai mais ser realizada.

“Foi algo construído a várias mãos, tanto as vagas como o formato das competições para o ano que vem. Sobre a seletiva, na verdade, acho que foi algo que já vínhamos construindo faz um tempo, que era acabar com ela. Quando surgiu a oportunidade de termos mais uma vaga (na Copa do Brasil), aproveitamos para readequar as competições e redistribuir as vagas. Aí tivemos uma conversa com os clubes para acharmos o melhor cenário para todo mundo”, destacou Feijó.

Assim, em relação à quarta vaga alagoana para a Copa do Brasil, se antes existia a seletiva entre o terceiro colocado do Alagoano e o campeão da Copa Alagoas, em 2026 a quarta vaga no torneio nacional ficará direta para o clube que se sagrar campeão da Copa Alagoas.

A apresentação oficial das competições estaduais ocorreu um dia após o Conselho Arbitral, quando a FAF apresentou os detalhes, na segunda-feira (17), para a próxima temporada, já com as mudanças.

MAIS NOVIDADES

Outra novidade para o Estadual de 2026 é o fato de que o Murici não vai disputar a competição. Assim, o Guarany Alagoano herdou a vaga e pediu a alteração de seu nome, que agora passará a ser chamado de Murici Sport Clube. Segundo a Federação Alagoana, a solicitação já foi analisada e a CBF aprovou oficialmente a mudança. Inclusive, a tabela já será divulgada com o novo nome e o escudo do clube.

Além disso, outra mudança é em relação ao calendário, uma vez que a Copa Alagoas será disputada agora, praticamente, no mesmo período do Campeonato Alagoano, já que ela começa no dia 28 de janeiro e termina em 29 de março. E o Estadual vai iniciar no dia 10 de janeiro e está previsto para terminar em 7 de março, com 11 datas e 34 jogos a serem disputados.

Representantes

Dirigentes e representantes das equipes que disputarão o Estadual compareceram à reunião dessa terça-feira. CRB, CSA e ASA foram representados por seus respectivos presidentes: Mário Marroquim, Clauwerney Ferreira (presidente interino) e Rogério Siqueira. Penedense, Cruzeiro e Coruripe também enviaram seus mandatários: Aerton Reis, Anderson Dantas e Ambrósio Barros, respectivamente. Já o CSE foi representado por Anderson Xavier, seu diretor de futebol. O Guarany Alagoano, que agora se chamará Murici, não enviou representante, mas seu presidente já foi definido: Francisco Artur de Souza.

Representantes dos clubes da Copa Alagoas também comparecerem à reunião, como Djair Lucena (Zumbi), Cícero Santana (Dimensão Saúde), Fagner Marcos (Desportivo Aliança) e Melk Duque (Miguelense).

Pela FAF, além de Felipe Feijó, o vice-presidente Júnior Beltrão esteve na reunião. Enquanto pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AL), o próprio presidente, Márcio Cássio, foi ao encontro.

Relacionadas