CAMPEONATOS
‘Construído por várias mãos’, diz Feijó sobre calendário 2026
Presidente da FAF destacou mudanças e formatos do Alagoano e da Copa Alagoas


A manhã dessa terça-feira (18) registrou o lançamento oficial do Campeonato Alagoano e da Copa Alagoas de 2026. Em um hotel em Maceió, a Federação Alagoana de Futebol (FAF), com representantes de clubes e da imprensa esportiva estiveram presentes no evento.
Presidente da FAF, Felipe Feijó conversou com a Gazeta de Alagoas e falou sobre o calendário das competições alagoanas de 2026 e sobre uma das novidades em relação à seletiva para a Copa do Brasil, que não vai mais ser realizada.
“Foi algo construído a várias mãos, tanto as vagas como o formato das competições para o ano que vem. Sobre a seletiva, na verdade, acho que foi algo que já vínhamos construindo faz um tempo, que era acabar com ela. Quando surgiu a oportunidade de termos mais uma vaga (na Copa do Brasil), aproveitamos para readequar as competições e redistribuir as vagas. Aí tivemos uma conversa com os clubes para acharmos o melhor cenário para todo mundo”, destacou Feijó.
Assim, em relação à quarta vaga alagoana para a Copa do Brasil, se antes existia a seletiva entre o terceiro colocado do Alagoano e o campeão da Copa Alagoas, em 2026 a quarta vaga no torneio nacional ficará direta para o clube que se sagrar campeão da Copa Alagoas.
A apresentação oficial das competições estaduais ocorreu um dia após o Conselho Arbitral, quando a FAF apresentou os detalhes, na segunda-feira (17), para a próxima temporada, já com as mudanças.
MAIS NOVIDADES
Outra novidade para o Estadual de 2026 é o fato de que o Murici não vai disputar a competição. Assim, o Guarany Alagoano herdou a vaga e pediu a alteração de seu nome, que agora passará a ser chamado de Murici Sport Clube. Segundo a Federação Alagoana, a solicitação já foi analisada e a CBF aprovou oficialmente a mudança. Inclusive, a tabela já será divulgada com o novo nome e o escudo do clube.
Além disso, outra mudança é em relação ao calendário, uma vez que a Copa Alagoas será disputada agora, praticamente, no mesmo período do Campeonato Alagoano, já que ela começa no dia 28 de janeiro e termina em 29 de março. E o Estadual vai iniciar no dia 10 de janeiro e está previsto para terminar em 7 de março, com 11 datas e 34 jogos a serem disputados.
Representantes
Dirigentes e representantes das equipes que disputarão o Estadual compareceram à reunião dessa terça-feira. CRB, CSA e ASA foram representados por seus respectivos presidentes: Mário Marroquim, Clauwerney Ferreira (presidente interino) e Rogério Siqueira. Penedense, Cruzeiro e Coruripe também enviaram seus mandatários: Aerton Reis, Anderson Dantas e Ambrósio Barros, respectivamente. Já o CSE foi representado por Anderson Xavier, seu diretor de futebol. O Guarany Alagoano, que agora se chamará Murici, não enviou representante, mas seu presidente já foi definido: Francisco Artur de Souza.
Representantes dos clubes da Copa Alagoas também comparecerem à reunião, como Djair Lucena (Zumbi), Cícero Santana (Dimensão Saúde), Fagner Marcos (Desportivo Aliança) e Melk Duque (Miguelense).
Pela FAF, além de Felipe Feijó, o vice-presidente Júnior Beltrão esteve na reunião. Enquanto pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AL), o próprio presidente, Márcio Cássio, foi ao encontro.
