loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 22/11/2025 | Ano | Nº 6104
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Esportes

MAIS UMA ETAPA

Marcelo TKD Team: novo ciclo impulsiona taekwondo em AL

Lutador aluga espaço para dar aulas e mira transformar vidas de crianças e jovens

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Alagoano Marcelo Melo (esq) é lutador e professor de taekwondo
Alagoano Marcelo Melo (esq) é lutador e professor de taekwondo | Foto: Gyno Daniel

O projeto Marcelo TKD Team inicia um novo ciclo com o propósito de fortalecer o taekwondo em Alagoas e ampliar a formação esportiva no Estado. A missão é desenvolver atletas capazes de representar Alagoas em competições nacionais e, mais do que isso: formar cidadãos, trabalhando valores como disciplina, respeito, perseverança e caráter — princípios que transformaram a vida do professor e lutador alagoano Marcelo Melo, de 27 anos, e que hoje são compartilhados com seus alunos.

“Desde quando eu comecei a dar aula, eu sempre carreguei esse desejo no coração. Há uns 10 anos, para ser sincero, eu ainda não tinha tanta vontade assim de ensinar. Mas em 2022 tudo mudou. Eu tive uma experiência muito forte com Deus e entendi que, por meio do esporte, eu posso fazer a diferença na vida de outras pessoas”, disse Marcelo, à Gazeta de Alagoas.

“Comecei a montar a minha própria equipe. No início, selecionei quatro alunos da escola onde eu dava aula. A partir deles, novos alunos foram sendo inseridos aos poucos, sempre da própria escola. Mas a equipe ainda era muito restrita, porque eu não tinha espaço nenhum para treinar um grupo maior”, revelou o lutador, que começou no taekwondo aos 8 anos de idade.

RESULTADOS EXPRESSIVOS

Mesmo tendo iniciado como uma equipe pequena e restrita, os resultados alcançados ao longo dos anos foram expressivos. A equipe formou crianças e jovens que já se tornaram campeões alagoanos, regionais e dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Além disso, a Marcelo TKD Team acumula conquistas nacionais, com atletas campeões brasileiros escolares, campeões de Copa do Brasil, atletas selecionados como “Melhores do Ano” e bolsistas federais. A equipe ainda conquistou duas vezes o 3º lugar geral no Campeonato Alagoano por equipes. “Mais do que medalhas ou títulos, o meu maior sonho é que o taekwondo transforme a vida desses atletas, crianças, jovens e adultos por completo, assim como transformou a minha”, disse o lutador.

Segundo ele, que é evangélico, o Centro de Treinamento do Marcelo TKD Team antes funcionava na igreja a qual frequenta: a Igreja do Evangelho Quadrangular, no Benedito Bentes II, onde reside, na parte alta de Maceió.

“Foi lá que eu treinei essa primeira geração, mesmo com todas as limitações. Ainda naquele mesmo período, levei dois dos quatro alunos meus para disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), no Rio de Janeiro. Foi uma experiência única. E, no fim de 2022, outro desses alunos foi campeão da Copa do Brasil, segundo maior evento nacional do País”, conta.

Marcelo Melo com os garotos do projeto “Marcelo TKD Team”
Marcelo Melo com os garotos do projeto “Marcelo TKD Team” | Foto: Acervo Pessoal

O local que foi alugado por ele, agora, é o CT de esportes da escola onde trabalha como professor, que fica localizada no Loteamento Bela Vista, Quadra 2, nº 5, ao lado do Centro Educacional Jorge de Lima, no Benedito Bentes II. “Eu aluguei esse espaço para dar aulas no período da noite”, reforça. As categorias são Kids, Infantil e Juvenil, ou seja, para iniciantes e para aqueles “que desejam ingressar no alto rendimento, tanto para quem busca qualidade de vida quanto para quem busca evolução técnica e preparação para competições”.

APOSENTADORIA?

Natural de Maceió-AL, o lutador destaca que esse novo ciclo – ele já pensa em encerrar a carreira como atleta – representa uma fase de expansão, amadurecimento e novas oportunidades, com foco em desenvolvimento humano, estruturação do treinamento e impacto positivo na comunidade. Marcelo Melo revela que vive um momento de expectativa e gratidão, ansioso para tudo o que está por vir nesta nova etapa.

“É por isso que eu continuo dando esse retorno até hoje: porque esse desejo de seguir como técnico só cresce. Depois de mais de dez anos lutando no alto rendimento, eu entendo que meu ciclo como atleta pode estar perto de encerrar. Mas o que realmente me move é ver uma nova geração indo ainda mais longe do que eu fui, alcançando lugares que eu não alcancei e conquistando muito mais”, encerrou Marcelo Melo.

Relacionadas