AZULÃO
Elenco do CSA realiza trabalhos de fisiologia e de fisioterapia
Clube segue com sua preparação nesta pré-temporada


Um dos componentes fundamentais para o bom desempenho de um time é o condicionamento físico dos atletas. E os trabalhos na parte física e no gramado do Centro de Treinamento Gustavo Paiva seguem firmes no CSA, durante esta segunda semana de preparação.
O fisiologista do clube, Flávio Freire, explicou como são feitos os procedimentos, voltados para a situação de cada um dos atletas.
"Eles fazem algumas avaliações. Na fisiologia, fazemos a avaliação corporal, para a gente ver como está o pressionante de gordura do atleta, e fazemos a avaliação de membros, com saltos verticais, bilaterais e unilaterais. A gente faz essas avaliações e vê quantos dias serão necessários para eles passarem com o pessoal da preparação física antes de serem integrados ao grupo. Dependendo da condição de cada jogador, ele pode passar mais ou menos tempo na primeira hora da parte física", explicou Flávio.
Já o fisioterapeuta Afonso Brasileiro, que tem muitos anos de casa, explicou que todo o mapeamento serve como uma prevenção para evitar que os jogadores fiquem muito no Departamento Médico e longe do campo.
"Tem toda a parte clínica, todos os testes. A gente faz uma bateria de testes funcionais, colhe todo o histórico de lesão. Tenta pegar o máximo de dados possível desses atletas para que consiga ser assertivo na parte preventiva, conseguir agregar o máximo de informação na preparação física para que não pegue nada de surpresa e consiga ter o mínimo de trabalho possível durante o ano", detalhou.
