FIM DO CAMPEONATO
Brasileirão: última rodada tem gigantes na luta contra a queda
Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional ainda têm possibilidades reais e querem evitar queda à Série B


O Campeonato Brasileiro chega ao fim neste domingo (7) com pouco ainda a definir depois que o Flamengo conquistou o título com uma rodada de antecedência, ao vencer o Ceará, no Maracanã. As principais disputas serão na luta contra o rebaixamento. Apenas duas posições do Z4 ainda não estão definidas, com Internacional e Vitória tentando se salvar na última rodada.
Alguns clubes chegam à 38ª rodada sem brigar por mais nada, seja por já terem garantido os objetivos ou por não terem matematicamente mais condições de alcançá-los.
REBAIXAMENTO
Na briga contra o rebaixamento, Vitória (17º com 42 pontos) e Internacional (18º com 41) buscam se salvar, depois de terem sido derrotados na 37ª rodada. Os adversários diretos são Fortaleza (16º, com 43 pontos), Ceará (15º, com 43) e Santos (14º, com 44). O curioso é que, mesmo ainda brigando contra a queda, essas equipes ainda podem garantir vaga na próxima Copa Sul-Americana, com vagas do 8º ao 13º colocado.
O Internacional, que perdeu para o São Paulo por 3 a 0, na quarta-feira (3), é quem tem maior risco de queda. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as chances de descenso do Colorado são de 77,6%.
Primeira equipe no Z4, o Vitória é o segundo mais ameaçado, com 65% de possibilidades de rebaixamento, seguido por Fortaleza, com 35%, Ceará, com 20,3%, e Santos, que está em situação menos delicada, com 2%. Sport e Juventude já estão rebaixados para a Série B de 2026.
