MUDANÇA
CBF dará duas vagas da Copa do Brasil à Libertadores em 2026
Remanejamento feito pela entidade tira uma das seis vagas que eram garantidas pelo Campeonato Brasileiro


A Copa do Brasil dará duas vagas à Libertadores a partir do próximo ano. Para isso acontecer, a CBF vai tirar uma das seis vagas à competição continental que, até este ano de 2025, eram garantidas via Brasileirão.
Os clubes da Série A foram informados sobre a mudança nessa quinta-feira (11). Os dirigentes se reuniram na CBF para o Conselho Técnico da Série A de 2026, cuja primeira rodada acontecerá no final de semana de 28 de janeiro.
Apesar do aumento do número de vagas à Libertadores via Copa do Brasil, ainda não há uma definição sobre se ela será direta (já para a fase de grupos) ou indireta (para a fase prévia). A CBF também estuda como será feita a distribuição das vagas, caso um ou os dois finalistas da Copa já tenham garantido uma vaga na competição continental via Brasileirão.
A intenção da CBF com a mudança é dar um peso ainda maior à Copa do Brasil, que foi ampliada com a mudança no calendário do futebol brasileiro. No próximo ano, a competição contará com 126 clubes. Na edição de 2025 foram 92 equipes.
Até hoje, apenas o campeão da Copa do Brasil garante vaga na Libertadores do ano seguinte, o que tira um pouco do interesse dos clubes principalmente nas fases prévias. O principal atrativo acabava sendo financeiro; o campeão da Copa do Brasil deste ano vai levar R$ 77,1 milhões, fora o montante acumulado nas fases anteriores.
Tradicionalmente marcado para fevereiro ou março do ano de disputa da competição, o Conselho Técnico da Série A foi antecipado para dezembro, portanto ainda na temporada anterior, por causa da mudança do calendário do futebol nacional.
REI DA AMÉRICA
Com o término da temporada sul-americana, o jornal uruguaio "El País" divulgou a lista com 14 candidatos ao tradicional prêmio Rei da América de 2025. Os indicados são: Messi (Inter Miami), Gustavo Gómez, Vitor Roque e Flaco López (Palmeiras), Arrascaeta, Agustín Rossi, Danilo, Bruno Henrique e Pedro (Flamengo), Leandro Paredes (Boca Juniors), Di María (Rosario Central), Marcelino Moreno, Eduardo Salvio e Carlos Izquierdoz (Lanús). O vencedor será anunciado em 31 de dezembro.
