loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 12/12/2025 | Ano | Nº 6117
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Esportes

MUDANÇA

CBF dará duas vagas da Copa do Brasil à Libertadores em 2026

Remanejamento feito pela entidade tira uma das seis vagas que eram garantidas pelo Campeonato Brasileiro

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Dirigentes da CBF estiveram reunidos nessa quinta-feira (11)
Dirigentes da CBF estiveram reunidos nessa quinta-feira (11) | Foto: — Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Copa do Brasil dará duas vagas à Libertadores a partir do próximo ano. Para isso acontecer, a CBF vai tirar uma das seis vagas à competição continental que, até este ano de 2025, eram garantidas via Brasileirão.

Os clubes da Série A foram informados sobre a mudança nessa quinta-feira (11). Os dirigentes se reuniram na CBF para o Conselho Técnico da Série A de 2026, cuja primeira rodada acontecerá no final de semana de 28 de janeiro.

Apesar do aumento do número de vagas à Libertadores via Copa do Brasil, ainda não há uma definição sobre se ela será direta (já para a fase de grupos) ou indireta (para a fase prévia). A CBF também estuda como será feita a distribuição das vagas, caso um ou os dois finalistas da Copa já tenham garantido uma vaga na competição continental via Brasileirão.

A intenção da CBF com a mudança é dar um peso ainda maior à Copa do Brasil, que foi ampliada com a mudança no calendário do futebol brasileiro. No próximo ano, a competição contará com 126 clubes. Na edição de 2025 foram 92 equipes.

Até hoje, apenas o campeão da Copa do Brasil garante vaga na Libertadores do ano seguinte, o que tira um pouco do interesse dos clubes principalmente nas fases prévias. O principal atrativo acabava sendo financeiro; o campeão da Copa do Brasil deste ano vai levar R$ 77,1 milhões, fora o montante acumulado nas fases anteriores.

Tradicionalmente marcado para fevereiro ou março do ano de disputa da competição, o Conselho Técnico da Série A foi antecipado para dezembro, portanto ainda na temporada anterior, por causa da mudança do calendário do futebol nacional.

REI DA AMÉRICA

Com o término da temporada sul-americana, o jornal uruguaio "El País" divulgou a lista com 14 candidatos ao tradicional prêmio Rei da América de 2025. Os indicados são: Messi (Inter Miami), Gustavo Gómez, Vitor Roque e Flaco López (Palmeiras), Arrascaeta, Agustín Rossi, Danilo, Bruno Henrique e Pedro (Flamengo), Leandro Paredes (Boca Juniors), Di María (Rosario Central), Marcelino Moreno, Eduardo Salvio e Carlos Izquierdoz (Lanús). O vencedor será anunciado em 31 de dezembro.

Relacionadas