THE BEST
Dembélé é o melhor jogador do mundo pela Fifa
Jogador do PSG superou Lamine Yamal, do Barcelona, e Mbappé, do Real Madrid


Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo no FIFA The Best, na terça-feira (16), em Doha, no Catar. Atacante do PSG, o francês superou Lamine Yamal, do Barcelona, e Mbappé, do Real Madrid, que completaram o top-3 da premiação. A votação considerou o desempenho da temporada 2024-25.
Atleta do Barcelona, o brasileiro Raphinha ficou na quinta colocação, a mesma posição do prêmio Bola de Ouro,organizada pela revista francesa France Football.
Aos 28 anos, o atacante consolida a melhor fase da carreira. Protagonista do PSG no título inédito da Champions League, Dembélé também conquistou a Ligue 1 e a Copa da França. Na temporada 24/25, somou 35 gols e 14 assistências em 53 partidas, números que pesaram na escolha do colégio eleitoral. O francês já havia vencido a Bola de Ouro em setembro e agora unifica os dois principais prêmios individuais do futebol mundial.
A premiação da FIFA existe desde 1991 para o futebol masculino e, no formato atual do The Best, desde 2016. Um conselho técnico define uma lista inicial de finalistas, e a votação é dividida igualmente entre jornalistas, capitães de seleções, treinadores e o público, cada grupo com peso de 25%. O período de avaliação considera a temporada europeia, de agosto a agosto.
Além do prêmio principal, a cerimônia contempla categorias como melhor goleiro, melhor treinador, Fair Play e torcedor do ano, além dos prêmios de gol mais bonito no masculino e no feminino. Em 2025, o recorte analisou o desempenho entre agosto de 2024 e agosto deste ano.
Dembélé sucede o brasileiro Vinicius Júnior, vencedor em 2024. O francês tornou-se o segundo do país a levar o troféu, após Zinédine Zidane. Na atual temporada, apesar de lidar com problemas físicos e ter perdido partidas recentes por virose, o atacante voltou a ser relacionado e viajou com a delegação do PSG para o Catar, onde o clube decide a Copa Intercontinental contra o Flamengo.
VENCEDORES
Além de Dembélé, a premiação se estendeu por diversas categorias. Atleta do Barcelona, Aitana Bonmatí foi escolhida como a melhor jogadora do futebol feminino pelo terceiro ano consecutivo.
Também foram escolhidos os gols mais bonitos. No Prêmio Puskás, que abrange o futebol masculino, Santiago Montiel, do Independiente-ARG, foi escolhido. No Prêmio Marta, que leva em consideração os gols no feminino, Lizbeth Ovalle, do Tigres-MEX, ficou com o troféu. A alagoana Marta, laureada seis vezes como a melhor do mundo, concorreu, mas não foi escolhida.
Em relação aos treinadores, nenhuma surpresa. Técnico do PSG, Luis Enrique foi escolhido o melhor do mundo. No feminino, Sarina Wiegman, comandante da Inglaterra, foi a premiada.
