CAMINHOS CONHECIDOS
Bahia e Botafogo conhecem adversários na pré-Libertadores
Equipes representam o Brasil na segunda fase preliminar da competição continental e buscam vaga na fase de grupos


A Conmebol realizou, na tarde dessa quinta-feira (18), em Luque, no Paraguai, o sorteio das fases preliminares da Copa Libertadores de 2026.
Os únicos brasileiros envolvidos são Botafogo e Bahia, que terminaram o Campeonato Brasileiro deste ano na sexta e sétima colocações, respectivamente. Ambos iniciam a disputa a partir da segunda fase.
O Glorioso enfrentará um dos representantes da Bolívia, ainda não definido. As possibilidades são The Strongest, Blooming ou Nacional de Potosí, a depender do vencedor da Copa da Bolívia. Caso se classifique para a terceira fase, o Botafogo terá pela frente o vencedor do confronto entre Argentinos Juniors e o terceiro representante do Equador, também a ser definido, que pode ser LDU ou Barcelona de Guayaquil.
Já o Bahia encara o O’Higgins (CHI) na segunda fase da Libertadores. Quem avançar enfrenta o vencedor do confronto entre Deportes Tolima (COL) e quem levar a melhor no duelo entre 2 de Mayo (PAR) e Alianza Lima (PER).
CALENDÁRIO
A primeira fase preliminar da Libertadores terá confrontos entre equipes da Bolívia, Venezuela, Uruguai, Equador, Paraguai e Peru.
A partir da segunda fase, Bahia e Botafogo iniciam a participação em busca de uma vaga na fase de grupos do torneio continental.
As partidas dos clubes brasileiros devem ocorrer entre os dias 17 e 26 de fevereiro do próximo ano, com datas e horários a serem definidos posteriormente pela Conmebol, entidade organizadora do torneio sul-americano.
TROCA DE COMANDO
O Botafogo terá um novo treinador para a próxima temporada. O técnico Davide Ancelotti foi demitido após entraves com a SAF alvinegra.
O italiano defendia a permanência do preparador físico Luca Guerra. Com a saída do profissional, ele também deixa o clube carioca. Davide comandou o Fogão em 33 partidas, com 15 vitórias, 11 empates e sete derrotas.
Um dos alvos da diretoria alvinegra para assumir o comando técnico é Rafael Guanaes, que teve excelente temporada à frente do Mirassol.
