TIMÃO CAMPEÃO
Corinthians vence o Vasco e conquista tetra da Copa do Brasil
Yuri Alberto e Memphis marcaram os gols do título alvinegro, enquanto Nuno Moreira descontou ao Gigante da Colina


Pela quarta vez na história, a Copa do Brasil é do Corinthians. Eficiente nos contra-ataques e contando com a precisão de sua dupla de ataque, o time paulista venceu o Vasco por 2 a 1 no domingo (21), no Maracanã. Yuri Alberto e Memphis Depay marcaram os gols do título. Nuno Moreira descontou.
O Corinthians de Dorival Júnior iniciou a partida priorizando a solidez defensiva. A equipe se organizou com quatro jogadores em linha na defesa, concedendo pouquíssimos espaços para a movimentação adversária.
Ao mesmo tempo, o time paulista tinha como principal arma ofensiva os passes para Memphis e os lançamentos em profundidade para Yuri Alberto. Nada muito inovador, mas que se mostrou eficiente aos 18 minutos. Matheuzinho recebeu lançamento na intermediária direita e acionou Yuri Alberto pelo lado esquerdo. O atacante ajeitou o corpo e finalizou com categoria no canto esquerdo de Léo Jardim, abrindo o placar.
O Vasco sentiu o gol, passou a apressar as jogadas e ficou próximo de sofrer o segundo. Os donos da casa se reencontraram a partir dos 30 minutos. Paulo Henrique e Rayan passaram a buscar jogadas pela extrema direita, explorando as laterais e os cruzamentos.
Foi assim que o time carioca chegou ao empate. Aos 40, Raniele errou um passe no meio-campo, Andrés Gómez avançou pela esquerda e cruzou no segundo pau para Nuno Moreira cabecear para as redes.
O jogo voltou mais aberto no segundo tempo. O Vasco passou os primeiros 15 minutos pressionando o Corinthians, mas correu o risco de sofrer nos contra-ataques. E foi exatamente o que aconteceu aos 18 minutos. Em rápida transição, Breno Bidon fez bela jogada e acionou Matheuzinho. O lateral lançou Yuri Alberto pela direita, que cruzou à meia-altura para Memphis marcar o gol da vitória.
Desde então, o Vasco foi na base da insistência. Diniz aumentou as opções de ataque e pressionou no fim, mas sem sucesso.
Com o título, o Timão arrecadou quase R$ 100 milhões em premiação e garantiu presença na fase de grupos da Libertadores da América de 2026.
