GALO NO TOPO
CRB lidera ranking da CBF em AL; CSA e ASA sobem posições
FAF mantém boa posição e ganha mais uma vaga na Copa do Brasil


A divulgação do Ranking Nacional de Clubes (RNC) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quarta-feira (24), colocou o CRB como a melhor equipe de Alagoas entre os clubes ranqueados. O time aparece na 26ª posição, com 6.150 pontos. O desempenho consistente nas competições nacionais favoreceu o Galo na lista.
Mas não foi apenas o Regatas que apareceu no ranking. Entre os 235 times citados, outros seis clubes alagoanos estão presentes no levantamento feito pela entidade máxima do futebol brasileiro, que leva em consideração o desempenho das equipes em competições nacionais e regionais nos últimos cinco anos.
O CSA e o ASA também pontuaram bem em relação ao ano anterior e apresentaram evolução. O bom desempenho do Azulão na Copa do Brasil, onde foi eliminado nas oitavas de final, e na Copa do Nordeste, na qual chegou à semifinal — apesar do rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro —, foi fundamental. O time marujo ocupa a 39ª colocação, com 3.736 pontos.
O ASA ficou no quase e foi eliminado nas quartas de final da Série D. Ainda assim, subiu cinco posições e aparece no 74º lugar, com 1.239 pontos.
Outros quatro clubes de Alagoas aparecem na lista. A novidade é o Penedense, que disputou uma competição de alcance nacional pela primeira vez em 2025 e representou Alagoas na quarta divisão nacional, ao lado do ASA.
Além do clube ribeirinho, CSE, Murici e Cruzeiro de Arapiraca também figuram no ranking. O Tricolorido aparece na 128ª colocação, com 431 pontos. Em seguida, o Verdão da Zona da Mata ocupa o 158º lugar, com 276 pontos. O Alvirrubro do São Francisco soma 255 pontos, na 161ª posição, enquanto o Estrelado tem 153 pontos e aparece em 189º.
FEDERAÇÕES
Além do ranking de clubes, a CBF divulgou também o Ranking Nacional de Federações (RNF), importante para a definição de vagas em torneios nacionais organizados pela entidade, como o Campeonato Brasileiro da Série D, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a Copa Verde.
A lista é elaborada a partir da soma da pontuação de todos os clubes presentes no RNC.
A Federação Alagoana de Futebol (FAF), por exemplo, permanece na 11ª posição, com 12.240 pontos, ficando atrás apenas das federações de Ceará, Bahia e Pernambuco. Essa pontuação corresponde à soma dos pontos dos sete clubes alagoanos presentes no ranking de 2025.
Com o aumento do número de participantes na Série D, de 64 para 96 clubes, e a ampliação da Copa do Brasil, de 92 para 126 times, o ranking foi fundamental para definir quantos representantes de Alagoas disputarão as competições nacionais.
As projeções foram confirmadas: Alagoas terá uma vaga a mais na Copa do Brasil, mas seguirá com dois clubes na Série D.
Na Copa do Brasil de 2026, o Penedense será a novidade e se juntará a CRB, ASA e CSA. O objetivo do clube ribeirinho é utilizar a verba arrecadada com a participação inédita no torneio para construir um alojamento para os atletas. Todos os representantes iniciarão a disputa a partir da segunda fase.
No Campeonato Brasileiro da Série D da próxima temporada, os representantes serão ASA, CSA e CSE. O Alvinegro arapiraquense garantiu a vaga pelo desempenho no Campeonato Alagoano; o Tricolorido se classificou pelo título da Copa Alagoas; e o Azulão retorna à última divisão nacional após dez anos, em razão do rebaixamento na Série C.
CALENDÁRIO CHEIO
Pela segunda vez consecutiva, cinco equipes alagoanas disputarão competições nacionais. A expectativa é de que o futebol no estado se fortaleça a médio prazo com a maior injeção de recursos financeiros. aliada à participação nos principais torneios.
*Sob supervisão da Editoria.
