MERCADO DA BOLA
Destaques na Série A, alagoanos decidem seus destinos para 2026
Enquanto alguns irão disputar Libertadores, outros tentam se realocar no mercado


O Estado de Alagoas esteve bem representado na elite do futebol brasileiro em 2025, com atletas que estiveram em clubes que disputaram a Série A do Brasileirão, encerrada há três semanas.
Enquanto as equipes não retornam às atividades, as diretorias se movimentam e agitam o mercado de transferências para qualificar os elencos de olho na temporada 2026.
MANTIDOS
O lateral-esquerdo Reinaldo foi o artilheiro do Mirassol na competição e o quinto maior goleador do Campeonato Brasileiro, com 13 gols. Ele atingiu uma meta contratual que obriga o clube paulista a renovar seu vínculo até o fim de 2026. Com a permanência na elite, o jogador segue como uma das principais referências do atual elenco.
O volante Neto Moura vive situação semelhante. Ele tem contrato até o fim da próxima temporada. Natural de Atalaia, o atleta defende o Mirassol desde 2019 e disputou 46 partidas em 2025.
Campeão paulista e da Copa do Brasil pelo Corinthians, o lateral-esquerdo Hugo deve permanecer no Timão. Com contrato válido até o fim de 2026, o jogador de 28 anos vestiu a camisa corintiana em 20 oportunidades na temporada.
Outro nome garantido na Série A é o atacante Willian José. O jogador tem contrato com o Bahia até o fim de 2026. Presença constante no time titular e peça importante para o técnico Rogério Ceni, o centroavante marcou 11 gols e distribuiu seis assistências em 33 jogos.
COMPRADO
O zagueiro Zé Ivaldo defendeu o Santos em 2025. Inicialmente emprestado pelo Cruzeiro, o defensor de 28 anos atingiu metas estipuladas em contrato, como a participação em 60% das partidas em que esteve à disposição, e o Peixe exerceu a opção de compra, desembolsando 1 milhão de dólares.
DESTINO INCERTO
O experiente atacante Gilberto tem futuro indefinido para 2026. Aos 36 anos, o jogador não conseguiu evitar o rebaixamento do Juventude. Com dois gols marcados, teve a temporada encerrada de forma antecipada após sofrer uma lesão na coxa.
O rebaixamento do Fortaleza também foi determinante para uma reformulação mais ampla no elenco. Um dos nomes afetados é o atacante Marinho. Revelado pelo Penedense, o jogador publicou uma mensagem em tom de despedida e não deve permanecer no Leão cearense. Desde 2023 no clube, marcou 16 gols e deu 12 assistências em 110 jogos. Vitória e Athletico monitoram a situação do atacante.
RETORNO
O atacante Everton Maceió não teve a mesma minutagem de Neto Moura e Reinaldo, seus companheiros alagoanos no Mirassol. Emprestado pela Portuguesa-SP, o jogador de 22 anos recebeu poucas oportunidades e teve o retorno antecipado à Lusa, clube onde tem contrato até o fim de 2027.
