loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 03/01/2026 | Ano | Nº 6132
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Esportes

PERSPECTIVAS

Esporte terá grandes eventos e chances de recordes em 2026

Além da Copa do Mundo com 48 times, CRB pode conquistar inédito penta em AL

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Em ano de Copa, Seleção Brasileira buscará hexacampeonato
Em ano de Copa, Seleção Brasileira buscará hexacampeonato | Foto: — Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Um ano repleto de eventos, acompanhado pela atenção e a torcida de bilhões de pessoas espalhadas por todo o mundo. Seja no cenário local, nacional ou mundial, grandes acontecimentos estão programados para 2026 sob a perspectiva de atrair multidões.

Em Alagoas, o calendário esportivo começa já na segunda semana do ano, quando os profissionais entram em campo no principal torneio do Estado. O Campeonato Alagoano terá início no próximo dia 10 de janeiro.

Atual tetracampeão, o CRB busca o inédito pentacampeonato. Vice-campeão nas últimas quatro edições, o ASA quer voltar a levantar a taça após 15 anos. O CSA, por sua vez, tenta recuperar a hegemonia e impedir que sua liderança no número de conquistas ao longo da história seja ainda mais reduzida.

Ainda em janeiro, a Copa Alagoas terá início com a participação de 12 equipes. Até o fim de março, o futebol alagoano conhecerá os vencedores dos certames locais.

Os clubes também estarão envolvidos em outras competições entre a segunda metade de fevereiro e o início de abril. Na Copa do Brasil, CRB, ASA, CSA e Penedense serão os representantes do Estado. No Nordestão, Galo e Fantasma levam o nome de Alagoas a campo a partir de 25 de março. A Série B terá seu pontapé inicial em 21 de março, com o Regatas novamente como o único alagoano na competição. Já a Série D começa em 5 de abril, com ASA, CSA e CSE em busca de sair da última divisão nacional.

BRASIL

O ano de 2026 no futebol do País será marcado por mudanças: torneios maiores, competições inéditas e outras reformuladas. A Série A do Campeonato Brasileiro terá duração ao longo de todo o ano, com início em 28 de janeiro e término previsto para 2 de dezembro. Flamengo e Palmeiras surgem novamente como favoritos, mas sempre há espaço para surpresas, tanto na disputa pelo título quanto na luta contra o rebaixamento.

Finalistas da última edição da Libertadores e primeiros colocados no Brasileirão, Mengão e Verdão mais uma vez aparecem como fortes candidatos ao título da principal competição de clubes da América Latina em 2026. Os brasileiros seguem como favoritos para chegar à final e ampliar a hegemonia recente no torneio. Na Copa Sul-Americana, equipes como São Paulo, Vasco, Santos e Atlético-MG tentam recolocar o País na rota dos campeões da competição.

COPA DO MUNDO

O maior evento esportivo de 2026 acontecerá no meio do ano. A 23ª edição da Copa do Mundo será realizada pela primeira vez em três países e contará com 48 seleções. Estados Unidos, Canadá e México receberão 80 partidas entre os dias 11 de junho e 19 de julho. Assim como a esperança da sociedade se renova a cada ano, o torcedor brasileiro sonha com a conquista do hexacampeonato.

Após um ciclo tumultuado, com quatro treinadores, tropeços históricos e a classificação apenas na quinta colocação das Eliminatórias, a confiança agora está no trabalho que Carlo Ancelotti pode desenvolver nos próximos seis meses. A Seleção Brasileira está no Grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. Para conquistar a sexta estrela, serão necessários oito jogos. Durante esse período, todos os olhos estarão voltados para a América do Norte.

OUTROS ESPORTES

O Brasil estará representado em diversas modalidades, tan-to individuais quanto coletivas. Apesar da pouca tradição, atletas brasileiros estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem em fevereiro, na Itália.

No automobilismo, Gabriel Bortoleto disputará seu segundo ano na Fórmula 1, agora com um projeto totalmente controlado pela Audi. Na Fórmula 2, Rafael Câmara tenta repetir o feito de Bortoleto e conquistar o título logo em seu ano de estreia na categoria.

No tênis, João Fonseca segue como o principal nome da modalidade no masculino. Aos 19 anos, o brasileiro ocupa a 24ª posição do ranking mundial e pode alcançar feitos importantes.

No skate, a esperança brasileira continua sendo Rayssa Leal, após conquistar o tetra do circuiro principal da modalidade em 2025.

A ginástica rítmica também vive um bom momento. Com duas medalhas de prata conquistadas no Mundial, as atletas se preparam para desafios importantes em 2026, com destaque para a presença de duas alagoanas na equipe: Duda Arakaki e Bárbara Galvão.

Relacionadas