BOLA EM JOGO
Estaduais abrem temporada 2026 do futebol brasileiro
Em ano de Copa do Mundo, competições nos estados começam mais cedo e movimentam todas as regiões do Brasil


Não será somente em Alagoas que a bola vai rolar para os respectivos campeonatos estaduais. Neste fim de semana, todas as regiões do Brasil terão clubes em ação. Dos 26 estados e do Distrito Federal, 14 iniciarão seus estaduais a partir deste sábado (10).
O futebol já está em andamento no Ceará, no Paraná e em Santa Catarina, com os respectivos torneios iniciados no meio desta semana. Em Pernambuco, a bola rolou na noite dessa sexta-feira (9).
Em alguns estados, os torcedores ainda terão de aguardar mais alguns dias. Ainda neste mês de janeiro, os campeonatos Acreano, Capixaba, Paraense, Paraibano, Sul-Mato-Grossense, Rondoniense, Roraimense e Tocantinense terão início. A exceção será o Amapá, cujo torneio está previsto para começar no dia 7 de fevereiro.
PAULISTA E CARIOCA
O Campeonato Paulista terá início neste sábado (10). Com 16 participantes, o Corinthians tenta o bicampeonato estadual após encerrar a temporada passada com o título da Copa do Brasil.
No Rio de Janeiro, todos contra o Flamengo, atual bicampeão. O Campeonato Carioca tinha seu pontapé inicial previsto para o meio da semana, mas foi antecipado para este domingo (11). O Mengão enfrentará a Portuguesa em jogo antecipado da quinta rodada, em razão da disputa da Supercopa Rei contra o Corinthians.
JUSTIFICATIVA
O início antecipado das competições ocorre em função das mudanças implantadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade busca atender ao pedido por um calendário mais enxuto, principal reivindicação dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, já que as equipes precisam encontrar datas para as competições continentais, como a Libertadores da América e a Copa Sul-Americana.
Outro fator para as alterações é o ajuste nas competições nacionais. A Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil terão mais equipes participantes, além da criação e ampliação de outros torneios regionais, como a Copa Sul-Sudeste, a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste.
