loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 10/01/2026 | Ano | Nº 6137
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Esportes

BOLA EM JOGO

Estaduais abrem temporada 2026 do futebol brasileiro

Em ano de Copa do Mundo, competições nos estados começam mais cedo e movimentam todas as regiões do Brasil

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Corinthians inicia luta pelo bi do Paulista neste domingo (11)
Corinthians inicia luta pelo bi do Paulista neste domingo (11) | Foto: — Foto: Mauro Horita/Agência Paulistão

Não será somente em Alagoas que a bola vai rolar para os respectivos campeonatos estaduais. Neste fim de semana, todas as regiões do Brasil terão clubes em ação. Dos 26 estados e do Distrito Federal, 14 iniciarão seus estaduais a partir deste sábado (10).

O futebol já está em andamento no Ceará, no Paraná e em Santa Catarina, com os respectivos torneios iniciados no meio desta semana. Em Pernambuco, a bola rolou na noite dessa sexta-feira (9).

Em alguns estados, os torcedores ainda terão de aguardar mais alguns dias. Ainda neste mês de janeiro, os campeonatos Acreano, Capixaba, Paraense, Paraibano, Sul-Mato-Grossense, Rondoniense, Roraimense e Tocantinense terão início. A exceção será o Amapá, cujo torneio está previsto para começar no dia 7 de fevereiro.

PAULISTA E CARIOCA

O Campeonato Paulista terá início neste sábado (10). Com 16 participantes, o Corinthians tenta o bicampeonato estadual após encerrar a temporada passada com o título da Copa do Brasil.

No Rio de Janeiro, todos contra o Flamengo, atual bicampeão. O Campeonato Carioca tinha seu pontapé inicial previsto para o meio da semana, mas foi antecipado para este domingo (11). O Mengão enfrentará a Portuguesa em jogo antecipado da quinta rodada, em razão da disputa da Supercopa Rei contra o Corinthians.

JUSTIFICATIVA

O início antecipado das competições ocorre em função das mudanças implantadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade busca atender ao pedido por um calendário mais enxuto, principal reivindicação dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, já que as equipes precisam encontrar datas para as competições continentais, como a Libertadores da América e a Copa Sul-Americana.

Outro fator para as alterações é o ajuste nas competições nacionais. A Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil terão mais equipes participantes, além da criação e ampliação de outros torneios regionais, como a Copa Sul-Sudeste, a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste.

Relacionadas