POTES
Copa do Brasil: sorteio define adversários dos clubes de AL
ASA, CSA, CRB e Penedense conhecerão nesta quarta seus oponentes na competição


A Copa do Brasil 2026 começa a ganhar forma. A partir das 15 horas desta quarta-feira (28), os confrontos da segunda fase serão definidos em sorteio. Em uma edição com mais clubes, novas fases e regulamento modificado, os times que irão representar o Estado de Alagoas no certame nacional conhecerão os seus adversários. ASA, CSA, CRB e Penedense disputam o torneio a partir da segunda fase.
De acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a primeira fase terá 28 equipes que se enfrentam em jogo único. Os 14 confrontos já foram definidos e o sorteio desta tarde também definirá o mando dessas partidas.
Os 14 classificados da primeira fase se juntam a 74 times na segunda fase. Os duelos também serão em jogo único, com confrontos definidos em sorteio dirigido, com mando de campo definido em chaveamento prévio divulgado pela competição. Os jogos estão programados para ocorrerem entre o fim de fevereiro e o início de março.
POTES
Nesta etapa, entram os alagoanos. As equipes foram divididas em potes de acordo com as posições no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. O CRB está no Pote A, o CSA está no Pote B, o ASA está no Pote D e o Penedense ocupa o Pote G.
De acordo com o regulamento, as equipes do Pote A irão enfrentar as do Pote H, enquanto os times do Pote B e do Pote G medirão forças. Além disso, os clubes do Pote D irão duelar com os times do Pote E.
POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS
Dependente dos classificados da primeira fase para conhecer os possíveis adversários, o oponente do CRB poderá ser o vencedor de uma das seguintes partidas: Gama-DF x Monte Roraima-RR, Galvez-AC x Guaporé-RO, Velo Clube-SP x Vasco-AC, Primavera-SP x Araguaína-TO, Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva Ferroviária-ES, Betim-MG x Piauí-PI, Tirol-CE ou América-SE, Santa Catarina-SC x IAPE-MA, Porto-BA x Serra Branca-PB, Maguary-PE x Laguna-RN ou Bragantino-PA x Primavera-MT.
No Pote D, o ASA poderá enfrentar um dos seguintes clubes: Santa Cruz-PE, Tuna Luso-PA, Maracanã-CE, Cianorte-PR, Operário-MS, Jacuipense-BA, Capital-DF, Fluminense-PI, São Luiz-RS, Operário-MT e Manauara-AM.
No Pote B, o CSA terá como oponente na estreia uma das seguintes equipes: Penedense, Joinville-SC, Uberlândia-MG, Imperatriz-MA, Porto Vitória-ES, Castanhal-PA, Nacional-AM, Oratório-AP; além de um dos vencedores de três confrontos da primeira fase: Ji Paraná-RO x Pantanal-MS, Independente-AP x Ivinhema-MS ou Madureira-RJ x Baré-RR.
No Pote G, o Penedense pode encarar em sua primeira participação no torneio uma das seguintes agremiações: CSA, Avaí-SC, Novorizontino-SP, Amazonas-AM, Tombense-MG, Volta Redonda-RJ, Guarani-SP, ABC-RN, Londrina-PR, Retrô-PE e Ypiranga-RS.
Como o Pote B encara adversários do Pote G, há a possibilidade de o confronto entre CSA x Penedense marcar a estreia de ambos na Copa do Brasil.
PARTICIPAÇÕES
Realizada desde 1989, a Copa do Brasil tem representantes alagoanos em todas as edições. O recordista é o CSA, com 26 presenças em 37 edições. Em seguida, o CRB tem 20, o ASA tem 19. Outras equipes do Estado que participaram do torneio foram o Coruripe, com sete participações, o Murici, com cinco, e o Corinthians Alagoano, com quatro disputas.
Além destes, CSE, Santa Rita e Capelense participaram apenas uma vez. O Penedense é o décimo time de Alagoas a participar da competição nacional.
