MOVIMENTADA
Copa Alagoas começa nesta quarta, com três jogos
Competição reúne 12 clubes, terá fase de grupos, mata-mata em jogo único e decisão com VAR


A Copa Alagoas 2026 começa nesta quarta-feira (28) e segue até 29 de março, consolidando-se como uma competição estratégica no calendário do futebol estadual. Mais do que o título, o torneio oferece um prêmio valioso: o campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2027, o que aumenta a competitividade e o interesse dos clubes participantes.
Ao todo, 12 equipes disputam a competição, divididas em dois grupos com seis cada um, com jogos únicos dentro das chaves na primeira fase. O Grupo A é formado por CRB, CSA, Cruzeiro-AL, Dimensão Saúde, Coruripe e Desportiva Aliança. Já o Grupo B conta com ASA, Penedense, CSE, Murici, Zumbi e Miguelense.
A estreia nesta quarta-feira (28) contará com três partidas. Em Arapiraca, o Cruzeiro-AL recebe o CRB, às 20h, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, o Galo deve utilizar uma equipe sub-20 ao longo da competição.
Às 19h, o Murici enfrenta o ASA, no Estádio José Gomes da Costa, enquanto Coruripe e Desportiva Aliança duelam no Gerson Amaral, em Coruripe.
CSA: jogo adiado
Já nesta quinta-feira (29), o Miguelense encara o Zumbi, às 15h, no Ivson Ferreira, em São Brás. E, à noite, o CSE recebe o Penedense, às 19h, no Alfredo Leahy, em Penedo. O duelo entre CSA e Dimensão Saúde, que fecharia a rodada nesta quinta, foi adiado. O Azulão foi comunicado no final da tarde dessa terça (27), por meio de ofício da Selaj, que o Estádio Rei Pelé não estaria disponível para a realização do jogo.
O executivo de futebol azulino, Carlos Bonatelli, falou sobre o planejamento para a disputa da Copa AL e destacou que o time terá como prioridade o uso de atletas com pouca minutagem e que dará oportunidade a alguns talentos da base.
“A responsabilidade da Copa Alagoas é do departamento de futebol profissional. Claro que incorporamos alguns atletas oriundos das categorias de base para que formem também esse elenco. Daremos minutagem aos atletas que tiveram baixa minutagem no Alagoano. Sabemos da nossa responsabilidade. Prioridade total no Alagoano, isso é lógico, mas temos a responsabilidade total com a Copa Alagoas”, disse.
Conforme o regulamento, o clube vencedor da fase final será declarado campeão da Copa Alagoas 2026, e o derrotado ficará com o título de vice-campeão.
Os dois melhores times de cada grupo vão às semifinais, disputadas em partida única, com decisão por pênaltis, em caso de empate. Os líderes das chaves terão o mando de campo. A final segue o mesmo formato, com uso do VAR e mando definido pela melhor campanha geral.
O regulamento também detalha situações específicas envolvendo a vaga na Copa do Brasil 2027. Caso o campeão da Copa Alagoas já tenha conquistado vaga nacional pelo Alagoano 2026, o direito será repassado a outro clube, obedecendo a classificação final da Copa Alagoas. O mesmo critério vale se o campeão obtiver vaga na Copa do Brasil por outros meios previstos pela CBF.
* Sob supervisão da Editoria
