loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 29/01/2026 | Ano | Nº 6150
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Esportes

DESTINOS TRAÇADOS

Clubes de Alagoas conhecem adversários na Copa do Brasil

ASA e CRB estreiam em casa; CSA e Penedense irão atuar longe de seus domínios

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Quatro clubes alagoanos estarão na Copa do Brasil 2026
Quatro clubes alagoanos estarão na Copa do Brasil 2026 | Foto: Divulgação/CSA

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos mandos de campo da primeira fase e dos confrontos da segunda fase da Copa do Brasil de 2026. Na edição deste ano, como ocorreu em 2025, Alagoas terá quatro representantes. ASA, CSA, CRB e Penedense entram na competição a partir da segunda fase, de acordo com o posicionamento deles no Ranking Nacional de Clubes (RNC), estabelecido pela própria CBF.

OS CONFRONTOS

O primeiro clube a ser sorteado foi o CSA. O Azulão, que avançou às oitavas de final em 2025, vai enfrentar o Joinville. O jogo será disputado na Arena Joinville, em Santa Catarina.

O ASA apareceu logo em seguida. Ao contrário do time marujo, o Alvinegro arapiraquense vai jogar diante da sua torcida, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O clube do Agreste fará sua estreia na competição contra o Operário-MS e vai buscar a classificação, algo que não ocorreu nos últimos anos.

O Penedense é a grande novidade na Copa do Brasil. Em sua primeira participação no torneio, o time ribeirinho terá um adversário complicado pela frente e vai medir forças contra o Londrina-PR. O jogo será disputado no interior do Paraná, em estádio ainda a ser definido. O LEC pode jogar no Estádio do Café ou no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD).

O CRB conheceu, mas ao mesmo tempo ainda não sabe quem será o seu adversário. O clube, que em 2025 também avançou até as oitavas de final, vai esperar a realização da primeira fase da competição para conhecer o seu oponente. O rival regatiano sairá da partida entre Porto-BA e Serra Branca-PB. Quem vencer vai encarar o Galo, no Estádio Rei Pelé.

JOGO ÚNICO

Os duelos da segunda fase da Copa do Brasil serão realizados em jogo único, entre o fim de fevereiro e o início do mês de março. A CBF deve divulgar a tabela detalhada com os locais, horários e datas nos próximos dias, com possibilidade de isso acontecer ainda nesta semana.

TERCEIRA FASE

Os caminhos até a terceira fase também foram definidos pela CBF. Se o CSA passar pelo Joinville, vai enfrentar o vencedor de São Bernardo-SP x Atlético-BA, com o jogo sendo disputado no Trapichão, caso o Azulão avance.

O ASA, se conseguir superar o Operário-MS, vai encarar Velo Clube-SP, Vasco-AC ou Vila Nova-GO. Velo e Vasco se enfrentam na primeira fase para depois medirem forças contra o time goiano. A partida do Alvinegro na terceira fase será realizada fora de casa.

No caso do Penedense, se o time avançar diante do Londrina, o oponente sairá do duelo entre Capital-TO e Manaus, também fora de casa.

Por sua vez, se o CRB seguir na competição, vai encarar o vencedor da partida entre Santa Cruz-PE e Sousa-PB.

Em todos os casos, a terceira fase está programada para ocorrer nos dias 11 e 12 de março, também em jogo único.

REFORMULAÇÃO

Em um ano de total reformulação no calendário de competições do futebol brasileiro, a CBF promoveu diversas mudanças na Copa do Brasil. São 126 equipes, 34 a mais que em 2025. A maior quantidade de clubes resulta também em mais fases. Ao todo, serão nove.

Na primeira fase, entram as 28 equipes que têm pior colocação no RNC da CBF. Os 14 classificados avançam e se juntam a outros 74 times na segunda fase. Os 20 clubes que disputam a Série A entram a partir da quinta fase. Pela primeira vez, a grande final será disputada em jogo único, em local ainda a ser divulgado.

Relacionadas