ARBITRAGEM NO TOPO
Brígida Cirilo integra a elite da arbitragem do Brasileirão
Alagoana entra para o seleto grupo de árbitros profissionais da Série A


A arbitragem brasileira vive um novo capítulo e Alagoas está dentro dele. Com a criação do Programa de Profissionalização da Arbitragem (PRO), anunciado pela CBF na terça-feira (27), o apito da Série A do Brasileirão passa a ter dedicação exclusiva. Entre os 72 profissionais escolhidos para integrar o grupo de elite está a árbitra assistente Brígida Cirilo (Fifa), que carrega a bandeira e o orgulho do futebol alagoano em um momento histórico.
Desejo antigo de torcedores, dirigentes e da própria classe, a profissionalização da arbitragem finalmente saiu do papel. A partir de março, todos os jogos da Série A do Brasileiro serão comandados por árbitros com rotina profissional, salário fixo, bônus por desempenho e acompanhamento multidisciplinar.
E, nesse novo cenário, Alagoas ganha protagonismo com a presença de Brígida Cirilo, selecionada para integrar o grupo chamado de “Árbitros PRO”. Ela passa a fazer parte da elite da arbitragem nacional, ao lado dos principais nomes do País, em um projeto que terá inicialmente 72 profissionais: 20 árbitros centrais, 40 assistentes e 12 especialistas em VAR.
Brígida está entre os nomes mais bem avaliados nas últimas temporadas e integra o quadro internacional da Fifa, credenciais que a colocaram naturalmente no radar da CBF.
No novo modelo, os árbitros também serão monitorados por tecnologia de ponta, com uso de relógios inteligentes para controle do sono e das atividades físicas. Quem não atingir as metas estabelecidas poderá ser afastado do grupo; a meritocracia passa a ser regra.
Na 1ª rodada do Brasileirão Série A, Brígida está escalada como assistente para o jogo entre Botafogo-RJ e Cruzeiro-MG, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (29).
