loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 31/01/2026 | Ano | Nº 6152
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Esportes

TALENTOS

Alagoas vira celeiro da elite: 10 atletas estão confirmados no Brasileirão 2026

Entre veteranos e promessas, estado reafirma vocação de destaque na elite do futebol do Brasil

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Atacante Willian José iniciou o Brasileirão muito bem, marcando o gol do Bahia sobre o Corinthians
Atacante Willian José iniciou o Brasileirão muito bem, marcando o gol do Bahia sobre o Corinthians | Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Campeonato Brasileiro da Série A começou na última quarta-feira (28). Em um calendário reformulado, o início da principal competição de futebol do país logo no primeiro mês do ano gera diversos comentários e opiniões, favoráveis e contrárias. De qualquer forma, o destaque positivo é a representatividade alagoana na competição.

Sob perspectivas distintas, atletas veteranos e jovens promessas tentam levar suas respectivas equipes ao protagonismo. Até o momento, são dez jogadores que figuram na elite do futebol brasileiro. Alguns foram importantes na rodada inaugural, enquanto outros buscam a redenção após um 2025 apagado.

COM TODO O GÁS

Quem começou o Brasileirão muito bem foi o atacante Willian José. O jogador do Bahia foi determinante para o triunfo do Esquadrão de Aço. Aos 45 minutos do primeiro tempo, o atleta de 34 anos marcou o gol da virada baiana sobre o Corinthians, por 2 a 1, em cobrança de pênalti.

Pelo Mirassol, dois atletas que se destacaram no maior ano da história do clube paulista iniciaram a temporada em alta. O lateral-esquerdo Reinaldo, de 37 anos, e o volante Neto Moura, de 29, renovaram vínculo com o Leão e seguem como peças fundamentais no elenco que é comandado pelo técnico Rafael Guanaes.

Alagoanos Reinaldo e Neto Moura, lateral e volante do Mirassol
Alagoanos Reinaldo e Neto Moura, lateral e volante do Mirassol | Foto: JP Pinheiro/Mirassol

EM BUSCA DE CONSOLIDAÇÃO E REDENÇÃO

O zagueiro Zé Ivaldo permanece no Peixe e quer se firmar na defesa santista. Presente nos quatro primeiros jogos deste ano, o defensor não atuou na estreia do clube alvinegro na Série A do Brasileirão, na derrota para a Chapecoense, por 4 a 2.

O atacante Marinho vai permanecer na Série A. Após um 2025 muito abaixo com o Fortaleza, o jogador retorna ao Vitória, depois de nove anos. No Leão da Barra, a expectativa é ter um ano satisfatório ao atingir as metas estipuladas pela equipe: recuperar a hegemonia no estado e permanecer na Série A por mais uma temporada.

Outro atleta alagoano que buscará espaço na temporada é o volante Otávio. Após uma grave lesão que o deixou ausente dos gramados em boa parte do ano passado, o jogador tenta se firmar no elenco tricolor neste ano.

No Corinthians, o lateral-esquerdo Hugo tem a concorrência ampliada, mas é uma das opções do técnico Dorival Júnior para a temporada. Com diversas competições a serem disputadas pelo Timão em 2026, a expectativa é de que o atleta natural de Arapiraca possa ter muitos minutos com a camisa alvinegra.

Atacante do Corinthians, Kaio César também eleva o nome de 
 Alagoas
Atacante do Corinthians, Kaio César também eleva o nome de Alagoas | Foto: Raphael Martinez/Corinthians

OLHO NELES

Por falar em Corinthians, a grande novidade é o atacante Kaio César. Nascido na parte alta de Maceió, o atleta de 21 anos foi contratado por empréstimo junto ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, e vestirá a camisa do Timão em 2026. Oficialmente anunciado como reforço na última quinta-feira (29), o jogador tem a estreia aguardada pela Fiel.

Outro jovem talento que se destaca nas categorias de base do São Paulo é o atacante Paulinho. Um dos destaques do Tricolor nas duas últimas edições da Copinha, o jogador da cidade de Piranhas já soma participação no futebol profissional. Com o bom desempenho dos garotos tricolores, há expectativa de que ele possa ganhar mais oportunidades ao longo da temporada.

Uma das maiores vendas da história do Sport foi a do zagueiro Riquelme. Aos 19 anos, o alagoano foi negociado com o Botafogo e participou dos treinamentos com a equipe principal. Embora ainda esteja indefinido se será integrado ao elenco profissional ou se passará mais um período na base, o jogador pode ser uma novidade interessante no Glorioso.

TERÃO CHANCES?

Outros dois que se destacaram ao longo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, realizada neste mês de janeiro, podem ganhar algumas oportunidades no profissional ao longo do ano.

No Bahia, o atacante Juninho chamou a atenção. Nascido em Arapiraca, o atleta de 20 anos marcou três gols na estreia do Esquadrão da Copinha. No ano passado, anotou 15 tentos em 36 partidas, além de já ter alguns minutos na formação principal. Em um calendário concorrido, o atleta pode ter novas aparições.

No Grêmio, outro alagoano que pode ter espaço é o meia João Borne. Aos 17 anos, o jogador marcou cinco gols e deu três assistências em oito jogos do Imortal tricolor na Copinha. Os números expressivos na base do clube, em 2025 e no início de 2026, credenciam Borne a ganhar mais espaço e ser mais valorizado, o que pode ampliar a lista de alagoanos em clubes da primeira divisão nacional.

Relacionadas