FINALIZANDO
Estaduais entram na reta final e clubes ainda passam aperto
Santos pode ficar fora do mata-mata e Corinthians é o 5º lugar no Paulistão; no Mineiro, Galo precisa vencer na rodada final


A maioria dos Estaduais pelo Brasil entrou em sua reta decisiva, e o UOL mostra como está a situação dos principais campeonatos.
O Paulistão vai para a última rodada da primeira fase. O líder é o Novorizontino, com 16 pontos, e é quem puxa a fila após sete rodadas. Palmeiras, Bragantino e Portuguesa também já estão classificados para o mata-mata.
Quem pode ficar fora do mata-mata é o Santos. Atual 10º colocado, o Peixe precisa vencer o Velo Clube na última rodada e contar com tropeços de ao menos dois destes times: Corinthians, Guarani, Botafogo-SP, São Paulo e Capivariano. Na parte inferior da tabela, a Ponte Preta já está rebaixada. O Velo Clube é o outro time que aparece no Z2, faltando uma rodada para o fim. Noroeste e Primavera também correm risco.
No Campeonato Carioca, a 1ª fase chegou ao fim no domingo (8). Com 15 pontos, o Fluminense conquistou o título da Taça Guanabara. Além do Flu, Flamengo, Vasco, Botafogo, Volta Redonda, Bangu, Madureira e Boavista se garantiram nas quartas de final.
Flamengo e Vasco chegaram à última rodada podendo ir para o quadrangular contra o rebaixamento. Mas isso não aconteceu, uma vez que o Fla fez 7 a 1 no Sampaio Corrêa-RJ e se garantiu nas quartas, junto com o rival. Ninguém está rebaixado ainda. Portuguesa-RJ, Maricá, Nova Iguaçu e Sampaio Corrêa-RJ disputarão o quadrangular contra a queda para definição.
No Mineiro, a última rodada da 1ª fase será no próximo fim de semana. Neste momento, Cruzeiro, América-MG, URT e North estariam nas semifinais.
O Atlético-MG é o vice-líder do seu grupo, tem 11 pontos e leva a pior entre os segundos colocados: o North tem a mesma pontuação, mas conta com uma vitória a mais (3 a 2). Na rodada final, o Galo precisará vencer o Itabirito fora de casa e torcer por tropeços de North e Tombense.
O Cruzeiro respirou na rodada. A Raposa também era a segunda colocada de sua chave, atrás do North, mas venceu o América-MG e contou com uma derrota do rival para assumir a ponta do grupo e depender apenas de si na rodada final. Ainda não há rebaixados.
No Gauchão, as quartas de final já estão em andamento. Internacional, Grêmio e Ypiranga derrotaram São Luiz, Novo Hamburgo e Caxias, respectivamente, e já estão garantidos nas semis, cujos jogos ainda não estão definidos.
