NO TOPO
No Rio, torcida do Fla é maior do que as de Flu, Bota e Vasco somadas
Levantamento indica que Rubro-Negro tem a preferência de 58,9% dos torcedores no estado; Vasco está consolidado em 2º


Uma pesquisa realizada pelo instituto Prefab Future confirmou a predominância do Flamengo na preferência dos torcedores no Rio de Janeiro. No levantamento, realizado entre 3 e 7 de fevereiro deste ano, 58,9% dos entrevistados responderam, espontaneamente, torcer pelo Rubro-Negro. Ou seja, o clube tem mais torcedores do que a soma de Botafogo, Fluminense e Vasco no estado.
Em segundo lugar aparece o Vasco, com 14,5% da preferência. Botafogo e Fluminense têm 7,3% cada. Dessa forma, o tamanho da torcida vascaína é praticamente igual à soma das torcidas de Flu e Bota, que totaliza 14,6%.
Um dado relevante é o percentual de entrevistados que disseram não torcer por time algum ou que não souberam responder. Com 9,7%, o grupo dos sem clube apresenta índice superior ao de Botafogo e Fluminense isoladamente.
A hegemonia do Flamengo se estende por todos os recortes da pesquisa. Na divisão por sexo, o clube tem 57,7% da preferência entre as mulheres e 60,3% entre os homens. Já o Vasco registra 13,9% no público feminino e 15,2% no masculino, refletindo sua posição como segunda força entre as torcidas no Rio.
ENTRE OS MAIS JOVENS
Um dado importante indica que o domínio do Flamengo pode ser ainda maior no futuro. No recorte por faixa etária, o clube tem 66,3% dos torcedores entre 16 e 24 anos. Entre 25 e 34 anos, 65,8% declararam torcer pelo Rubro-Negro. Apesar do predomínio em todas as faixas, a única em que o Flamengo não ultrapassa 50% é entre os entrevistados com 60 anos ou mais, com 49,9%.
O Vasco, novamente, é o clube que mais se aproxima, principalmente nas faixas etárias mais elevadas. Entre 45 e 59 anos, tem 15% e, a partir dos 60 anos, registra 16,8%. Botafogo e Flu também apresentam seus melhores números na faixa mais elevada, de 60 anos ou mais, com 10,7% cada.
Quando analisada pela escolaridade, a pesquisa indica que o Fla tem mais de 60% dos torcedores entre aqueles com ensino médio completo ou incompleto. Entre os que concluíram o ensino superior, o Rubro-Negro lidera com 58,5%. Os dados se refletem também na renda, com o clube da Gávea tendo mais de 50% em todas as faixas pesquisadas.
