CLÁSSICOS
Finalistas do Alagoano serão conhecidos neste fim de semana
CSA e CRB se enfrentam neste sábado (21); ASA e Murici duelam neste domingo (22)


O Campeonato Alagoano de 2026 terá seus finalistas definidos neste fim de semana. Os jogos de volta das semifinais serão em Maceió e Arapiraca. Neste sábado (21), CRB e CSA disputam mais um Clássico das Multidões, no Estádio Rei Pelé, a partir das 16 horas. Neste domingo (22), ASA e Murici se enfrentam no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, no mesmo horário.
As partidas terão cobertura da Central Gazeta de Notícias (CGN), com transmissão ao vivo no YouTube Gazeta Esportes AL e na Rádio Gazeta FM, além do tempo real na GazetaWeb.
Mais do que permanecer com a possibilidade de disputar o título, a presença dos clubes na final garante participação em torneios regionais e nacionais da próxima temporada. Os finalistas estarão garantidos na Copa do Brasil, na Copa do Nordeste e no Campeonato Brasileiro da Série D de 2027. Se o CRB avançar para a final, a segunda vaga na Série D será destinada ao semifinalista eliminado que tiver feito uma melhor campanha.
CLÁSSICO EM MACEIÓ
O CSA chega em desvantagem para o jogo, pois perdeu por 2 a 0 na ida, mesmo com um jogador a mais em campo. Para avançar, precisa vencer por três gols de diferença ou devolver o placar para levar a disputa aos pênaltis.
O técnico azulino, Itamar Schülle, não terá força máxima no confronto. O meia Ronaldo Mendes sofreu lesão de grau 2 no ligamento colateral medial do joelho e pode ficar até dois meses fora. Com o restante do elenco à disposição, o time deve ir a campo com Wellerson; Marcos Ytalo, Lucão, Rayan e Kaike; Fabrício Bigode, Kayllan e Dudu Figueiredo; Buba, Ciel e Matheus Souza.
O CRB chega confiante e próximo de disputar a final pela 15ª temporada consecutiva e pode seguir em busca de um inédito pentacampeonato estadual.
Para este duelo, o técnico Eduardo Barroca terá as ausências do lateral Léo Campos, em recuperação de uma lesão na coxa, e do atacante Mikael, expulso no jogo de ida, devendo ser substituído por João Neto. Thiaguinho sofreu trauma na coxa direita e seguirá fora. Douglas Baggio permanece no setor ofensivo.
A provável escalação do CRB é: Matheus Albino; Hereda, Henri, Fábio Alemão e Lucas Lovat; Chrystopher, Pedro Castro e Danielzinho; Dadá Belmonte, João Neto e Douglas Baggio.
A arbitragem será do quadro da Fifa, comandada por Wilton Pereira Sampaio-GO, árbitro com mais jogos na última Copa do Mundo. Ele será auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos-PR e Luiz Cláudio Regazone-RJ. José Ricardo Laranjeira-AL será o quarto árbitro. No VAR, Caio Max Augusto Vieira-GO, com Márcio dos Santos Oliveira-AL como assistente.
EM ARAPIRACA
Neste domingo (22), ASA e Murici decidem a outra vaga na final, em Arapiraca. Na ida, houve o empate por 0 a 0. Nova igualdade no placar leva a decisão para os pênaltis; e vitória no tempo normal classifica o vencedor.
O técnico Dico Woolley não deve fazer mudanças na escalação alvinegra. Os zagueiros Jan Pieter e Henrique seguem fora, em recuperação de cirurgias. No ataque, Jailson deve ser mantido como titular.
A provável escalação do ASA é: Cris; Paulinho, Cristian Lucca, Fábio Aguiar e Arthurzinho; Jefferson Lopes, Allef e Sammuel; Jailson (Keliton), Alex Bruno e Gustavo Ramos.
O Murici aposta no equilíbrio dos confrontos na temporada — foram dois empates por 0 a 0 — para tentar a classificação fora de casa. Sem novidades no elenco, o técnico Gabriel Teixeira deve manter a base em campo.
Assim, o provável Murici é: Robert; Alex Murici, Leonardo Reis, Alex e Caíque; Denílson, Wesley e Weverton Ageu; Marcelinho, Léo Itaperuna e Carlos Vinícius.
O árbitro (da Fifa) será Bruno Arleu de Araújo-RJ, auxiliado por Michael Stanislau-RS e Luís Carlos de França Costa-RN. Felype Wanderley Uruba-AL será o quarto árbitro. Já Diego Pombo Lopez-BA será o VAR, com Wiomar Santana de Oliveira (AL) como AVAR.
