loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 07/05/2026 | Ano | Nº 6218
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Esportes

PUNIDO

Fifa amplia a punição de Prestianni em caso envolvendo Vini Jr.

Ele foi suspenso por seis jogos pela Uefa por “conduta discriminatória”

Ouvir
Compartilhar
Vini Jr. acusa Prestianni de ter cometido injúria racial em jogo
Vini Jr. acusa Prestianni de ter cometido injúria racial em jogo | Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP

A Fifa decidiu tornar mundial a punição ao atacante argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, que foi suspenso por seis jogos pela Uefa por “conduta discriminatória” contra o brasileiro Vini Jr. Com a determinação, o atacante não poderá atuar em parte da Copa do Mundo, caso seja convocado.

Prestianni foi suspenso pela Uefa em 24 de abril, com um total de seis jogos, mas com ressalvas. Uma das partidas foi cumprida ainda no jogo de volta entre Benfica e Real Madrid, pelas oitavas de final da Champions League. As últimas três partidas só serão cumpridas se ele voltar a cometer a mesma infração nos próximos dois anos. Na prática, ele está fora dos próximos dois jogos internacionais.

Agora, a Comissão Disciplinar da Fifa decidiu estender a punição para que ela tenha efeito em todo o mundo. No entanto, a punição deve ser cumprida apenas em partidas oficiais, não tendo efeito em amistosos. Com isso, se for convocado pelo técnico Lionel Scaloni para a Copa do Mundo, Prestianni não poderá ser relacionado para os jogos contra Argélia e Áustria, pelas duas primeiras rodadas do Grupo J do Mundial.

O caso envolvendo Prestianni e Vini Jr. aconteceu em 17 de fevereiro, quando Benfica e Real Madrid se enfrentaram pela ida das oitavas de final da Champions League. Na ocasião, o jogador argentino cobriu a boca para ofender o brasileiro.

O ato teve grande repercussão após a denúncia inicial apontar para injúria racial. Vini Jr. acusou Prestianni de tê-lo chamado de “macaco”. Contudo, durante o processo de defesa, o argentino negou a ofensa racista e admitiu ter proferido a palavra “maricón” (termo de cunho homofóbico em espanhol).

Relacionadas