TÊNIS
João Fonseca enfrenta Jakub Mensik nesta terça
Brasileiro estará na quadra Philippe-Chatrier novamente
Após grande vitória sobre o norueguês Casper Ruud, 16º do ranking, João Fonseca estará na quadra Philippe-Chatrier novamente nesta terça-feira (2) em busca de uma vaga na semifinal de Roland Garros. O brasileiro enfrentará o tcheco Jakub Mensik, 27º colocado do ranking, a partir das 15h15, no horário de Brasília (20h15 no horário local). O duelo terá transmissão da ESPN e do Disney+ Premium (streaming).
O confronto será o primeiro de Mensik na quadra principal de Roland Garros, enquanto Fonseca fará seu 3º jogo consecutivo na Chatrier, após as vitórias sobre Novak Djokovic e Casper Ruud. O duelo entre Alexander Zverev e Rafael Jodar, que definirá o outro semifinalista da chave, está previsto para as 10h30, no horário de Brasília (15h30 no horário local), também na Philippe-Chatrier.
JÁ SE ENFRENTARAM
O duelo em Roland Garros será o segundo encontro entre os dois tenistas. No entanto, será o primeiro no saibro e em torneios de Grand Slam. Assim como o brasileiro, Mensik é estreante nas quartas de final de um Major. O tcheco derrotou o russo Andrey Rublev, 13º do ranking mundial, nas oitavas de final do torneio de Paris.
Em dezembro de 2024, Fonseca e Mensik se enfrentaram na fase de grupos do Next Gen ATP Finals, com vitória apertada do brasileiro em cinco sets. Fonseca avançou e conquistou o título da competição ao vencer o americano Learner Tien, atual 18º colocado do ranking, na final.
A VITÓRIA
João Fonseca venceu, nesse domingo (31), o norueguês Casper Ruud, número 16 do mundo, por 3 sets a 1, pelas oitavas de final de Roland Garros. O duelo foi disputado na principal quadra do complexo parisiense, a Philippe-Chatrier.
O tenista brasileiro superou Ruud com parciais de 7/5, 7/6 (10-8), 5/7 e 6/2. Com a vitória, garantiu pela primeira vez uma vaga nas quartas de final de um torneio de Grand Slam. A partida durou mais de quatro horas.
Aos 19 anos, o brasileiro vive a melhor campanha de sua carreira em majors. Antes de eliminar Ruud, Fonseca já havia chamado atenção ao derrotar o sérvio Novak Djokovic na terceira rodada, em uma das maiores surpresas do torneio.
“Foi uma vitória importante contra um cara experiente, nesta quadra maravilhosa. Joguei muito bem em momentos importantes e estou feliz por isso”, disse Fonseca, em entrevista.
RECORDE
Com o resultado, João Fonseca superou um recorde que pertencia a Gustavo Kuerten, o Guga, que havia chegado às quartas de final de Roland Garros em 1997, aos 20 anos, campanha que terminou com o primeiro de seus três títulos no saibro parisiense.
Além da quebra do recorde de precocidade, João Fonseca também encerrou um longo jejum do tênis masculino brasileiro. A última vez que um representante do país havia alcançado as quartas de final de um Grand Slam de simples masculino foi justamente com Guga, em Roland Garros de 2004.
Dono de três títulos de Grand Slam, Gustavo Kuerten esteve na quadra Philippe-Chatrier nesse domingo para prestigiar, aplaudir e torcer pelo compatriota.