TRIATLETA
Alagoana Amanda Brito alcança feito inédito no Ironman Brasil
Ela completou a prova em 9 horas e 34 minutos
A triatleta alagoana Amanda Brito foi uma das convidadas do programa Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, nessa quarta-feira (3), e compartilhou detalhes de sua participação histórica no Ironman Brasil, disputado em Florianópolis (SC), no dia 31 de maio. A atleta conquistou o primeiro lugar em sua categoria, terminou na sexta posição geral feminina da prova e completou o desafio em impressionantes 9 horas e 34 minutos, tornando-se a primeira mulher alagoana a concluir a competição abaixo da marca de 10 horas.
Amanda explicou a dimensão do desafio enfrentado pelos competidores no Ironman, uma das provas mais exigentes do esporte mundial. O percurso é composto por 3,8 km de natação em mar aberto, 180 km de ciclismo e uma maratona de 42,195 km de corrida.
Ela destacou que o resultado superou as expectativas. O objetivo inicial era quebrar a barreira das 10 horas de prova, feito inédito entre as mulheres do Estado. “Foi uma agradável surpresa. Eu estava indo para tentar baixar das 10 horas e consegui fazer em 9h34. Nenhuma mulher alagoana tinha feito isso”, revelou.
A preparação para o Ironman exige meses de dedicação. Segundo a atleta, um ciclo específico dura cerca de 12 semanas, mas é resultado de anos de construção física e mental. Atualmente, Amanda concilia os treinos com a vida profissional e acadêmica, acumulando entre 15 e 20 horas semanais de atividades, divididas entre corrida, ciclismo, natação e fortalecimento muscular.
Ela também ressaltou a importância da rede de apoio formada por familiares, amigos e patrocinadores para a conquista de grandes resultados. Amanda disse ainda que encontrou no esporte um caminho para superar momentos difíceis, incluindo quadros de depressão, pensamentos suicidas e transtornos alimentares.
“O triatlo mudou minha vida completamente. É um espaço de reconexão comigo mesma, com Deus e com a minha espiritualidade. É onde eu me sinto muito feliz”, afirmou.
Mesmo classificada para disputar novamente o Campeonato Mundial de Ironman, em Kona, no Havaí, Amanda revelou que não participará da edição deste ano em razão de prioridades pessoais.
* Sob supervisão da Editoria