app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Destaques da política alagoana

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 30/10/2019 - Matéria atualizada em 30/10/2019 às 06h00

A insistência do governo de Alagoas em manter as escutas telefônicas clandestinas tem suscitado muitas dúvidas junto à sociedade alagoana, e uma pergunta que não quer calar é feita no dia a dia da sociedade: a utilização pela Polícia Militar desses modernos equipamentos seria destinada ao combate ao crime organizado, ou serviriam também para outros fins, a exemplo de bisbilhotar a vida de adversários políticos?

Essas questões, que a partir de agora deverão ser discutidas na Justiça por provocação da Polícia Civil, fogem completamente dos padrões normais, como observa o próprio Ministério Público Federal, cujos procedimentos deveriam ser feitos, sim, com autorização judicial. Até agora, entretanto, não se entende por que o Estado teima em não aceitar que as interceptações telefônicas sejam compartilhadas com outros órgãos de segurança, algo incompreensível.

DECISÃO EQUIVOCADA

Ou alguns municípios alagoanos estão corretos ao decretar estado de emergência sobre o avanço das manchas de óleo no litoral, ou o governador Renan Calheiros errou feio ao decidir que não era necessária adotar tal providência. A verdade é que o problema tem se alastrado em todo o litoral com visíveis prejuízos ao turismo e para quem vive da pesca na região.

GOVERNO AUSENTE

Mesmo com R$ 80 milhões em caixa para a propaganda oficial, não se viu, até agora, nenhuma iniciativa para a realização de uma campanha publicitária de esclarecimento sobre o consumo de peixes e crustáceos pelos alagoanos. Enquanto os pescadores mergulham no prejuízo, os consumidores continuam sem informações básicas de como proceder diante de uma situação dessas.

INDIFERENÇA

Se pescadores e consumidores fossem depender de uma ação do Estado sobre o esclarecimento e orientações sobre o óleo que invadiu as praias de Alagoas, já teriam morrido. É uma falha imperdoável, e a população é diretamente prejudicada. Afinal, a população pode ou não pode consumir peixes e crustáceos vindos do mar?

MUDANÇA DE RUMO

Nos bastidores políticos, um nome famoso do clã dos Calheiros está sendo preparado para, no momento oportuno, ser lançado candidato a prefeito de Maceió. Seria a saída, segundo interlocutores, de fugir aos candidatos tradicionais que já não somam muito junto à população.

ARMADILHA

Com obras paralisadas por falta de pagamento à construtora Odebrecht, e sem nenhuma fiscalização ou proteção ao longo dos trechos já construídos, o Canal do Sertão virou uma grande armadilha para animais e a própria população sertaneja, que busca se servir de suas águas, quer para o banho, quer para consumo.

ARMADILHA 2

Vez por outra, animais caem no canal e não conseguem sair. Seres humanos também têm dificuldades para superar os escorregadios taludes nos dois lados. Ontem, a vítima foi um homem não identificado, cujo corpo apareceu boiando nas águas da calha, no trecho de Delmiro Gouveia. A polícia acredita em afogamento.

PESCA VETADA

O governo publicou ontem instrução normativa proibindo a pesca de camarão e lagosta a partir de novembro. A medida é motivada pela "provável contaminação química" devido ao derramamento de óleo no litoral do Nordeste. A restrição para a pesca de camarões-rosa, branco, sete-barbas e lagosta vermelha e verde abrange a divisa de Alagoas e Pernambuco

» Empolgada com a chegada da delegação paulista, ontem, para encarar o CSA, pela Série A, a torcida do Corinthians comprou todos os ingressos destinados aos visitantes do Rei Pelé. São esperados cerca de 1.700 alvinegros no Estádio Rei Pelé na noite de hoje. » Os militares fazem assembleias setorizadas para discutir o impasse sobre despromoções em Alagoas. Hoje, a categoria se reuniu no Clube dos Cabos e Soldados, em Arapiraca; outra assembleia está agendada para Maceió hoje. » A programação infantil da 9ª Bienal do Livro aposta na educação e na consciência crítica. Haverá atividades também voltadas para educadores. As atrações para as crianças e seus educadores ocorrem do dia 2 ao dia 10 de novembro, em Jaraguá.

Mais matérias
desta edição