app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Coluna com destaques da política alagoana FN01112019

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/11/2019 - Matéria atualizada em 01/11/2019 às 06h00

A escolha de um nome para substituir o prefeito Rui Palmeira, que termina seu segundo mandato no próximo ano, é o grande desafio do grupo político governista. Como o vice-prefeito Marcelo Palmeira certamente não será o candidato, a aposta recai sobre o Progressista Davi Davino, que, embora entusiasmado com as pesquisas de opinião, só quer saber de eleições em janeiro de 2020. O assunto, entretanto, é tema constante no grupo mais ligado ao prefeito de Maceió.

Por outro lado, a mesma dificuldade enfrenta o grupo de oposição liderado pelo governador Renan Calheiros, que também trabalha diuturnamente para apresentar um candidato com reais chances de ganhar as eleições. Por fora, numa provável candidatura independente, aparece o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça.


INSATISFAÇÃO

Os servidores do Detran estudam a possibilidade de parar de vez suas atividades, caso o governo não atenda o mínimo de suas reivindicações. É um descaso com os seus colaboradores, diz um influente líder da categoria. O sindicato, além de pedir a equiparação salarial com o pessoal da segurança, sugere, também, a realização de concurso público para o preenchimento de 160 vagas.


VISIONÁRIO

O governador Renan Calheiros não consegue disfarçar sua mania de grandeza. Enquanto setores da sua administração passam por sérias e graves dificuldades, a exemplo da Secretaria de Educação, envolvida em suposta corrupção, ele anuncia que, nos próximos meses, vai entregar o Hospital Metropolitano, o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, o Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, e o Hospital Regional do Sertão, em Delmiro Gouveia. Além de não anunciar datas, o governador também não disse como vai manter em funcionamento essas unidades de saúde.


O FAZ TUDO

Enquanto não cuida dos servidores públicos, nega reajuste salarial e se mantém indiferente com a política de valorização dos trabalhadores, o governo promete, promete e promete. É o caso da construção do Hospital da Criança, em Maceió, cujas obras ele disse que começarão já, mas não sabe quando as concluirá.


CASAL PRIVATIZADA

O secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, já bateu o martelo: a Casal irá mesmo a leilão e o projeto terá a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Resta saber qual o destino de centenas de servidores que sobrevivem de seus empregos.


PIRES NA MÃO

Mais de 1,8 mil prefeituras brasileiras não se sustentam financeiramente, aponta estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Levantamento revela que a arrecadação de 1.856 municípios é insuficiente para arcar com custos básicos da administração, excluída a folha de pagamento do funcionalismo. Situação é mais grave no Nordeste, onde 71% das prefeituras não se sustentam.


SEM TRANSPARÊNCIA

Dos 5.568 municípios brasileiros, 100 descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não deram transparência às suas contas. Outras 131 enviaram dados inconsistentes para a Secretaria do Tesouro Nacional, o que impediu a análise. De acordo com o levantamento, 3.068 das prefeituras do país (57,5% do total analisado) têm nível crítico de autonomia - estão vivendo apenas para financiar a sua estrutura administrativa.

» O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) abriu processo seletivo para o preenchimento de 32 vagas de oficiais temporários. » As vagas são distribuídas por todos os estados que compõem o 3º Distrito Naval, duas dessas sendo para Maceió, uma de Ciências Contábeis e outra de Ciências Náuticas - Inspetor Naval. As inscrições vão até o dia 4 de novembro. » A partir desta sexta-feira, as ruas do histórico bairro do Jaraguá são palco da 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. » Para garantir a segurança viária dos visitantes, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) modificarão o fluxo de veículos que transitam pela Rua Sá e Albuquerque. Os acessos da Rua Barão de Jaraguá à Praça Dois Leões também ficam bloqueados.

Mais matérias
desta edição