loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

FATOS & NOTÍCIAS

Confira os destaques da política alagoana #FN22112019

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A pretensão da Polícia Federal em fazer uma busca e apreensão na sede do governo de Alagoas, bem demonstra a desconfiança de que, ali no coração do Palácio República dos Palmares, tem mais indícios do recebimento de propinas juto a empreiteiras que fizeram a festa nas eleições de 2014.

Agora, uma vez que o Supremo Tribunal Federal não permitiu mais colhimentos de provas, certamente o governador Renan Filho terá tempo suficiente de apagar qualquer rastro que porventura tenha pelo caminho que possa lhe incriminar mais ainda, embora os indícios até agora e os depoimentos realizados mostrem que ali se encontram as suas digitais.

O que a Polícia Federal sabe e continuará investigando com as oitivas de pessoas envolvidas, é de que o assessor do governador, Ricardo José Gomes da Rocha e o marqueteiro de Renan Filho, Adriano Gehres, que irão depor nos próximos dias, estão mergulhados até o pescoço na movimentação de propinas durante a campanha eleitoral.

IMPERDOÁVEL

Mesmo que não tenha movido uma palha sequer para resolver o problema da irrigação das terras de centenas agricultores instaladas na região, o governador comemorou a disponibilização de recursos do governo federal para dar continuidade às obras do Canal do Sertão. O projeto se tivesse sido cumprido com os recursos do Fecoep, como o governo prometeu, a situação crítica já deveria ter sido resolvida.

ENGANAÇÃO

Há exatamente 3 anos que o projeto de irrigação vem sendo empurrado com a barriga pelo governador, embora tenha sido prometido como uma ação efetiva de governo. Sem cumprir as promessas, uma rotina na administração pública de Alagoas, os agricultores cobram a esperam que Renan Filho viabilize o projeto de irrigação que até agora não saiu do papel.

OVELHA NEGRA

Os comentários que surgem nos bastidores do Palácio República dos Palmares é de que o secretário Luciano Barbosa entrou em rota de colisão com Renan Filho e passa a ser uma ovelha negra no rebanho do governador. O problema é que nada se pode fazer para tirá-lo do caminho, já que tem mandato a cumprir.

CONTAMINAÇÃO

No Palácio, as informações que circulam é de que já bastam os problemas enfrentados pelo governador com a Operação Lava Jato, em que foi intimado para depor sobre o suposto recebimento de propinas. Ao se aproximar de Luciano, que também enfrenta investigação no desfio de recursos da Secretaria de Educação, a situação ficaria muito pior.

ÓLEO NO LITORAL

Coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o meteorologista Humberto Barbosa, especialista em sensoriamento remoto, defendeu ontem que as atividades marítimas desenvolvidas ao longo da costa brasileira sejam acompanhadas por um programa de monitoramento contínuo.

ÓLEO NO LITORAL 2

Segundo Barbosa, ao analisar imagens de satélites, pesquisadores do laboratório universitário identificaram prováveis áreas contaminadas por supostos vazamentos diferentes do que está sendo investigado. As imagens mostram ocorrências de impacto menor do que as registradas com o derramamento de óleo que já atingiu nove estados do Nordeste, entre eles Alagoas, e parte do Espírito Santo, na região Sudeste. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até a quinta-feira (20), já havia contaminado pelo menos 695 áreas de 117 municípios.

» O prefeito Rui Palmeira inaugura hoje, às 17h, a iluminação natalina do centro de Maceió. Executados pela equipe da Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), os trabalhos começaram na primeira semana deste mês.

» A iluminação natalina da orla marítima será acesa no próximo domingo (24), quando também será aberto o Natal dos Folguedos, com grande cortejo de grupos da cultura popular.

» O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, assinaram ontem (21) um acordo de cooperação técnica para promover ações coordenadas na área de educação financeira e de renegociação de dívidas.

Relacionadas