FATOS & NOTÍCIAS
Confira os destaques da política alagoana #FN05122019
.

Finalmente, depois de uma série de denúncias feitas pela Gazeta de Alagoas, o governador Renan Filho resolveu atender às dezenas de apelos feitos pela população de Pindoba e começou a dar início à pavimentação do acesso à cidade. Era um caos, cuja situação era reclamada constantemente pelos moradores de Pindoba.
O descaso com a recuperação do trecho foi motivo de várias reportagens da Gazeta, que mostrou a situação caótica enfrentada pela população e pelos visitantes. Mas, como a maioria das obras do governo é de fachada e atende principalmente às empreiteiras que armaram barraco em Alagoas, é de bom alvitre a população ir acompanhando os passos das obras para que elas não sejam interrompidas como outras em algumas regiões do Estado.
DEVEDOR CONTUMAZ
O governo do Estado ainda não aprendeu que tem a obrigação de cumprir com os seus compromissos. É o caso dos produtores de leite de Alagoas, que voltam a conviver com o calote do governo, atrasando os seus rapasses e causando sérios prejuízos à população e à economia do Estado.
E O RATO?
Sem ter muito que fazer, a Secretaria de Ressocialização está às voltas com a investigação interna para saber de onde veio o rato que comeu e contaminou os pães que seriam distribuídos aos presidiários e aos próprios agentes penitenciários. Parece ser um assunto para Sherlock Holmes.
EVASÃO ESCOLAR
Enquanto não resolve satisfatoriamente os recursos do Fundeb, o Sindicato dos Professores denuncia a evasão escolar nas escolas estaduais. Sem estrutura, o sistema vem decaindo gradativamente, enquanto o governo esconde a verdadeira realidade. Os professores alertam para a letargia na ampliação das matrículas, especialmente em escolas do interior.
ARROGÂNCIA
O comportamento arrogante do “Pequeno Polegar” no dia a dia do relacionamento com os outros poderes tem levado o Palácio República dos Palmares a grandes derrotas. E vai piorar, dizem pessoas próximas ao governador.
GLÚTEN NO CARDÁPIO
Restaurantes, bares, confeitarias, lanchonetes e congêneres ficam obrigados a informar em tabela visível afixada na entrada do estabelecimento, cardápio impresso no local ou no site aos seus consumidores sobre a presença de glúten nos alimentos que comercializam. Essa é parte do texto do projeto de lei aprovado em sessão ordinária de ontem na Câmara Municipal de Maceió, ainda em primeira discussão.
SEM DIPLOMA
A União Norte do Paraná de Ensino (Unopar) terá de indenizar em R$ 6 mil uma estudante que não recebeu o diploma mesmo após ter cumprido todos os requisitos para a conclusão do curso. A decisão é da Comarca de São Sebastião e foi publicada ontem.
SEM DIPLOMA 2
A estudante cursou Serviço Social e não poderia exercer sua atividade profissional sem um diploma de graduação. O juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, responsável pelo caso, também determinou que o diploma seja entregue à estudante em 30 dias.
INDENIZAÇÃO
A mãe de um jovem que foi assassinado na Casa de Custódia da Capital em março deste ano deve ser indenizada em R$ 70 mil reais pelo Estado de Alagoas. A decisão partiu da 1ª Vara Cível de União dos Palmares. Os laudos médicos afirmam que o rapaz foi morto por perfurações de um objeto não especificado.
» Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) voltaram a paralisar as atividades ontem, obrigando os usuários do sistema reagendar os serviços para uma nova data. » A categoria decidiu parar nas quartas-feiras, em Maceió e no interior, por falta de diálogo por parte do governador Renan Filho (MDB) diante das demandas da categoria. » A Legião da Boa Vontade fará a entrega de cestas de alimentos pela Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, em sua edição 2019. Em Alagoas, a Instituição atenderá mais de mil famílias da zona rural dos municípios de Atalaia, Arapiraca, Batalha e comunidades de Maceió, com mais de 20 toneladas de alimentos.