FATOS & NOTÍCIAS
Confira os destaques da política alagoana #FN13122019
.

O governador de Alagoas, Renan Filho, tem batido vários recordes desde 2014 quando iniciou sua administração e, um deles, foram cinco operações Policiais Federais por corrupção, desvio de recursos públicos, peculato e organização criminosa.
Nem as lives pagas com o dinheiro do contribuinte fez o governo afastar a sombra da corrupção nas suas entranhas, envolvendo seus principais auxiliares como o vice-governador Luciano Barbosa, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, diretores do Hospital Geral do Estado e de outras instituições governamentais.
Pelos números de operações executadas pela Polícia Federal contra o governo de Alagoas, bem que ele já merecia música no Fantástico..
ELE SUMIU
O vice-governador Luciano Barbosa, após sumir depois das prisões de sua filha Lívia Barbosa e seu genro Pedro da Silva, no escândalo de desvio milionário de recursos envolvendo a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, apareceu para não justificar absolutamente nada. Conversou, conversou, mas, na prática, não acrescentou coisa nenhuma. Apenas disse que sua filha é inocente, sem, contudo, apresentar provas. No todo, preferiu o silêncio, já que não teria mesmo muito que explicar sobre a roubalheira em órteses e próteses em Maceió e Arapiraca, sua terra natal.
COISA DO DIABO
Pessoas próximas a Luciano Barbosa revelam, nos bastidores, que seu envolvimento e de sua família direta ou indiretamente nas duas últimas operações da Polícia Federal parece ser coisa do diabo. Isso, avaliam, estragou a pretensa carreira política de Luciano, que continua vendo traidores por todos os lados no governo.
POÇO DE CORRUPÇÃO
Alagoas tem se revelado um poço de corrupção envolvendo o governo de Renan Filho, nos últimos meses. Até o mesmo o próprio governador está sendo investigado por suposto recebimento de propina nas eleições de 2014. Quando não são operacionais policiais contra o Estado, são contra a União. Ontem, por exemplo, a Polícia Federal realizou mais uma operação, desta vez prendendo ladrões que fraudavam o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.
VELHA DESCULPA
Como não tem muito que dizer, a Secretaria de Saúde informa para a população que a instituição está dando todo apoio nas investigações feitas pela Polícia Federal sobre o desvio de recursos públicos. E não poderia ser diferente. Será que a Secretaria de Saúde tentaria encobrir mal feito de seus colaboradores? Claro que não. Agora, é arcar com as consequências que parecer não ser nada boas.
CASO DANILO
Quem matou o menino Danilo? Ontem, o assassinato completou dois meses sem nenhuma resposta. As circunstâncias do crime não foram esclarecidas pela polícia e, acumulando reviravoltas, a morte da criança segue envolta em mistérios ou esbarra na falta de provas. O promotor de Justiça Rodrigo Soares, responsável pelo caso, informou que o inquérito segue sem conclusão.
TAXAÇÃO, NÃO
O Programa Verde-Amarelo, que busca incentivar a contratação de jovens, passará por mudanças. O relator da medida provisória (MP), deputado Christino Áureo (PP-RJ), já adiantou que quer retirar a taxação do seguro-desemprego e que pretende incluir no programa trabalhadores com mais de 55 anos - que foram anunciados e depois excluídos pelo governo. A taxação dos desempregados não foi bem recebida, disse o parlamentar, que pretende buscar no Orçamento de 2020 uma saída para compensar a perda na arrecadação.
» O Congresso promulgou ontem emenda constitucional que permite a transferência direta dos recursos de emendas parlamentares a estados e municípios independentemente de celebração de convênios. » Em alta desde outubro, os preços das carnes de frango e porco devem cair no início de 2020, segundo avaliação dos frigoríficos. Os valores, no entanto, seguirão num patamar maior do que o praticado antes da disparada de preços, ocorrida há 2 meses. » O presidente Jair Bolsonaro criticou ontem as universidades brasileiras. "Entre as 200 melhores universidades do mundo, tem algum brasileira? Não tem! Isso é um vexame! O que é que se faz em muitas universidades e faculdades do Brasil, o que o estudante faz? Faz tudo, menos estudar".