app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN14122019

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 14/12/2019 - Matéria atualizada em 14/12/2019 às 06h00

Afundando o Estado em dívidas – vêm por aí mais R$ 500 milhões –, alvo de investigação da Operação Lava Jato e de secretarias suspeitas da prática de corrupção, mesmo assim o governador Renan Filho alimenta a esperança de ser, um dia, candidato do MDB à Presidência da República.

A obstinação do governador, além de crítica, é cômica. Nos bastidores, deputados comentam e gargalham sobre essa pretensão, considerada absurda por dois motivos: não exerce nenhuma liderança entre os governadores do Nordeste, e seu governo vem mantendo, embora sempre diga o contrário, os piores índices de desenvolvimento do Brasil.

O governador acha que, com lives pagas a preço de ouro com o dinheiro dos alagoanos, atrai a atenção do eleitorado e do próprio partido de que faz parte. Acorda, governador!


SERVINDO PRA QUÊ?

Enquanto pipocam escândalos e malversação do dinheiro pertencente aos alagoanos, é de perguntar: para que serve a Controladoria Geral do Estado?


OMISSÃO CULPOSA

E Renan Filho, hein? Mesmo com a “Dama da Lâmpada” batendo à porta da Governadoria, prefere manter o receituário passado por seu marqueteiro, que é de ficar em silêncio diante de qualquer assunto negativo. Na atividade pública, a omissão gera sempre uma fatura a ser descontada, nem que seja a prazo.


CAMPEÃO NA POLÍCIA

Renan Filho já possui um vergonhoso indicador de gestão na história de todos os governadores de Alagoas. Sua gestão é campeã em receber “visitas” da Polícia Federal. Com destaque para as operações contra malfeitos na Educação e Saúde.


DETERIORADA

A situação de “Luciano dos Teclados” no governo de Alagoas é cada vez mais delicada, principalmente agora, quando sua filha Lívia Barbosa e seu genro Pedro da Silva foram presos pela Polícia Federal, acusados de participar de uma organização criminosa. O mais sensato para Luciano e cômodo para o governo seria ele pedir afastamento da Secretaria de Educação, onde continua enrolado, e finalizar sua trajetória política.


CONTAMINAÇÃO

A história de esquemas com órtese e próteses não é de agora. Já veio de longe, do Sudeste, onde a roubalheira se tornou uma rotina em alguns hospitais e secretarias de estado no Brasil. Aliás, pelo visto, essa organização não foi importada. Alagoas já possuía PhD no ramo.


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Alagoas, como andava dizendo a propaganda do governo, anda mesmo pra frente ou pra trás? Que o digam as últimas operações policiais que atingiram em cheio as duas mais importantes secretarias de Estado: a da Educação e a da Saúde.


LONGE DELE

Uma recomendação inusitada circula nos corredores do Palácio República dos Palmares. É terminantemente proibido, a partir de agora, ligar o nome do governador Renan Filho a Renan pai, que, na última semana, se tornou réu na Lava Jato, em decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal.


DUAS CONVERSAS

É até cômica a posição de algumas autoridades estaduais, como o próprio governador Renan Filho, o secretário de Comunicação Ênio Lins, o vice-governador Luciano Barbosa e o secretário de Turismo, Rafael Brito, sobre a Reforma da Previdência que foi discutida e aprovada pelo Congresso Nacional. Foram críticas ácidas naquela oportunidade, mas estranhamente mudaram de tom quando o projeto foi mandado pelo chefe para a Assembleia Legislativa.

» No Natal e Ano Novo a cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, terá 268 voos extras. Por aqui também terá esse número? » A estratégia é velha: desde quando o secretário do Planejamento do governo decide sobre reajustes salariais? » Se o governo quisesse mesmo resolver a perda salarial dos servidores da Polícia Civil, ou o governador tomaria a frente das negociações ou teria escalado o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias. » Depois de acabar a lua de mel com várias categorias de servidores públicos, agora é a perícia oficial que entra em colisão com o Palácio República dos Palmares reivindicando reajustes salariais e melhores condições de trabalho..

Mais matérias
desta edição