loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
27° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

FATOS & NOTÍCIAS

Confira os destaques da política alagoana #FN31122019

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O governo de Renan Filho encerra o ano batendo todos os recordes de operações policiais no Estado, nas quais a Polícia Federal desvendou o desvio de recursos públicos nas Secretarias de Educação e Saúde.

Os esquemas descobertos pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Ministério Público revelam a existência de uma organização criminosa instalada nos órgãos públicos, de onde foram surrupiados dezenas de milhões de reais.

Enquanto a polícia colhe provas, descobre novos esquemas e projeta prender gente graúda do governo, Renan Filho faz de contas de que nada acontecer em sua volta, nem mesmo com seu apartamento sendo alvo de um mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça.

SALDO POLICIAL

Com alguns dos seus principais auxiliares às voltas com operações policiais, no caso as secretarias de Educação e Saúde, o governo aposta na propaganda para passar uma imagem positiva para a população. Tem dito o que fez e o que não fez e vai levando a vida como se nada estivesse acontecendo.

2020 COMPLICADO

O início do próximo ano não deverá ser nada agradável para o funcionalismo e algumas empresas que fecharão as suas portas. É o caso do desconto de 14% aprovado na Reforma da Previdência e a disposição do governo em privatizar a Casal e fechamento da Carph, Laboratório Farmacêutico e Serveal.

DE MAL A PIOR

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas revela que Alagoas é o estado com maior desigualdade de renda do Brasil, em que pese o governador Renan Filho vir insistindo que o Estado se tornou um “paraíso” durante sua administração. O pior é que Alagoas bate o recorde entre todos os estados do Nordeste.

IPREV

Todos os aposentados e pensionistas da Prefeitura de Maceió precisam abrir conta-salário no Banco Itaú. O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos da capital (Iprev) lembra que o prazo vai até o dia 10 de janeiro de 2020. O agendamento deve ser feito pelo site servidor.maceio.al.gov.br, por meio do qual o servidor escolhe a agência Itaú de sua preferência, para evitar bloqueio de pagamento dos benefícios. A orientação também vale para os servidores ativos.

MANUTENÇÃO

Em virtude de manutenção no site do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), o portal do órgão está indisponível, permanecendo assim até a próxima quinta-feira (2). Segundo a autarquia, a manutenção faz parte das atividades referentes à adaptação do site para o ano seguinte, tendo em vista que alguns procedimentos precisam ser adotados para que não haja nenhuma irregularidade no funcionamento do portal.

BOLSA

Trinta e oito atletas de Alagoas, entre elas a atacante Marta, eleita seis vezes melhor jogadora de futebol do mundo, foram contemplados no edital n°2/2019 do programa Bolsa Atleta. Dos 38 alagoanos selecionados, oito são deficientes, sendo quatro no atletismo, dois na natação, um no vôlei sentado e um no tênis de mesa. Marta, que deve receber R$ 3.100 durante doze meses, é a única alagoana na categoria olímpica na lista.

PRÉ-SAL

A Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis já emitiu ordens bancárias no valor de R$ 11,73 bilhões para o Banco do Brasil creditar nas contas de estados, municípios e Distrito Federal. O montante, que estará disponível a partir de hoje, se refere a valores arrecadados pelo governo no leilão do excedente da cessão onerosa do pré-sal.

» Os bancos encerraram ontem o seu expediente voltado para o público em 2019 e só voltam a atender a população no dia 2 de janeiro de 2020, na quinta-feira, no horário normal de expediente. » Os carnês e as contas de consumo, como de água, energia e telefone, com vencimento para o dia 31 de dezembro ou 1º de janeiro, poderão ser pagas no dia 2 de janeiro, sem a incidência de multa por atraso. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. » O número de matrículas na creche e na pré-escola cresceu este ano no País na comparação com 2018, segundo dados do Censo Escolar divulgados ontem pelo Inep.

Relacionadas