app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN07012020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 07/01/2020 - Matéria atualizada em 07/01/2020 às 06h00

O índice de criminalidade teve redução no Brasil, mas nem por isso a cidade de Maceió se tornou um paraíso, como deixa transparecer o governo do Estado e insiste que aqui, sim, a paz impera.

Pelos dados oficiais do World Atlas, ou “Atlas do Mundo”, Maceió está inserida entre a 5ª mais violenta do Brasil e a 14ª mais violenta do mundo, embora tenha galgado nos últimos anos alguns pontos positivos em toda a região nordestina. Mesmo assim, está muito longe de garantir uma segurança absoluta. O que se vê no dia a dia da população é uma orla marítima em Maceió mais ou menos policiada, enquanto na periferia o crime corre solto, com assaltos, assassinatos, roubos e o incontrolável tráfico de drogas.

No Nordeste, quem apresentou uma redução mais acentuada de violência em 2019, que chegou a 30%, foram os estados de Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará. As estatísticas foram apresentadas pelo Monitor da Violência e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


MASCARANDO

O governador Renan Filho, ao contrário de querer mostrar serviço na área de segurança pública, cuja diminuição dos índices de violência aconteceu em todos os estados do Brasil, deveria prestar contas à população do assalto descarado de recursos públicos no seu governo. Preferiu evitar esclareceros rombos nas secretarias de Educação e Saúde, onde a PF esteve presente em cinco operações policiais.


O SILÊNCIO IMPERA

Cumprindo fielmente a orientação do seu marqueteiro, Renan Filho passa por longe comentar os atos de corrupção em vários setores do seu governo. Desde o desvio de recursos que envolveram a filha do seu vice-governador, Lívia Barbosa, aos seus auxiliares mais confiáveis e próximos.


VELHA PROMESSA

O governo de Alagoas inicia o ano de 2020 tentando passar para a opinião pública um estado eficiente, embora, na prática, nada disso aconteça. É o caso, por exemplo, da construção de hospitais, quando não cuida dos que estão precariamente funcionando, e a duplicação da Al-101 Norte.


AQUI, NÃO

A proposta da redução do ICMS para baratear o preço do combustível por parte do presidente Jair Bolsonaro pode valer para qualquer estado, menos para Alagoas. Isso é que tem dito por aí o secretário da Fazenda, George Santoro, que aproveita querer dar uma lição de economia ao governo federal.


LUTO

O sindicalismo alagoano perdeu ontem um de seus grandes expoentes, com a morte de Cícero Lourenço. Ele foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Seguridade Social por vários anos e chegou a presidir a entidade. Também foi membro da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social e diretor da CUT-AL.


TRANS

Em vídeo gravado e publicado em seu perfil no Instagram, o deputado estadual Antonio Albuquerque (PTB) defendeu a atitude de seguranças do Shopping Pátio Maceió no episódio envolvendo a transexual Lana Hellen. O parlamentar afirmou que os profissionais "agiram corretamente" e que "banheiro masculino é para o sexo masculino e banheiro feminino é para o sexo feminino".


TRANS 2

O parlamentar faz menções em defesa da família e cita, como exemplo, o caso recente de produtora alvo de críticas e até de ataques na própria sede por ter colocado Jesus em um relacionamento homoafetivo. Albuquerque classificou a produção como um "crime hediondo praticado contra os cristãos".

» A Justiça Federal homologou acordo entre a Braskem e diversos órgãos do sistema de Justiça visando à desocupação de moradores dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, situados na área de risco em Maceió. » Acidentes envolvendo veículos fizeram quase 150 vítimas no fim de semana em Alagoas. Somente no Agreste, 90 acidentes foram contabilizados, sendo a maioria por queda e colisão com motos. » Os servidores públicos municipais já podem se preparar para os feriados do ano. A prefeitura de Maceió publicou a relação de feriados nacionais, municipais e os pontos facultativos para as repartições públicas do Poder Executivo maceioense. Lista com 23 datas está no Diário Oficial do Município.

Mais matérias
desta edição