FATOS & NOTÍCIAS
Confira os destaques da política alagoana #FN09012020
.

A determinação do governador Renan Filho de autorizar a desapropriação do terreno que um dia foi da Schincariol e que acabou nas mãos do primeiro-tio, deputado estadual Olavo Calheiros, é uma bomba que está nas mãos do procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, que tem a responsabilidade de resolver o problema.
Muito questionada e em meio a muitas turbulências, essa desapropriação tem dado o que falar nos últimos dias. O que se sabe até agora é que a venda do terreno à Schincariol, anos atrás, deixou um lucro astronômico para o deputado e que, agora, parece que a história pode se repetir.
Nas mãos do procurador-geral Francisco Malaquias, o órgão tem a grande responsabilidade, independentemente da vontade ou não do governador Renan Filho, mostrar que a operação é lícita e transparente, embora todos os custos da desapropriação por determinação de sua excelência sejam por conta do Estado. Na verdade, nessa arrumação feita às pressas, alguém deve levar vantagem nisso tudo.
PRIORIDADE ZERO
Com uma obra que se arrasta há anos, mas tida como prioridade pelo governo de Renan Filho, a duplicação da Al-101 Norte caminha a passos de tartaruga, mas o governo faz mais uma vez um carnaval e anuncia de que ela agora vai.
SEM PLANEJAMENTO
Embora outras regiões mereçam também um tratamento especial, a região Norte deveria ser prioridade do governo, já que detém o maior número de turistas que por aqui aportam todos os anos. O que se vê são estradas esburacadas, sem acostamentos, sinalização da pior qualidade e também sem segurança e fiscalização nas velhas estradas.
MARAGOGI SOFRE
Pela falta de atenção do governo, que poderia destinar grande parte dos seus empréstimos para aquela região, Japaratinga, Maragogi e outras localidades próximas tendem a perder turistas que se encantaram com as belezas de nossas praias. Falta de visão? É, pode ser.
ENGANAÇÃO
A mentira e a enganação passaram a fazer parte da rotina da população de Pindoba. Enfrentando sol, chuva, poeira e lama todos os anos, a estrada de 26 quilômetros prometida pelo governador Renan Filho não avançou um palmo. Talvez neste ano eleitoral saia, dizem moradores da região.
NOVAS URNAS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admite trabalhar com um "plano B" em caso de fracasso da licitação milionária para compra de novas urnas eletrônicas. O TSE possui um plano de contingenciamento que prevê inclusive a possibilidade de nenhuma nova urna ser adquirida neste ano.
NOVAS URNAS 2
Na prática, se esse cenário se confirmar, a Justiça Eleitoral teria de reduzir o número de seções eleitorais e aumentar o número de eleitores que utilizam cada urna reaproveitada das últimas eleições. Ou seja, mais gente teria de votar em cada equipamento eletrônico, o que pode provocar filas nas eleições municipais deste ano, entre outubro e novembro.
HANSENÍASE
No dia 17 deste mês, que é dedicado à prevenção e tratamento da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promovem o I Seminário Alagoano sobre Hanseníase, voltado para estudantes e profissionais da saúde. O evento, que faz alusão ao Janeiro Roxo, será realizado no auditório do Hospital Universitário (HU), em Maceió, e conta com o apoio do Ministério da Saúde.
» Mais de 20 condutores sem habilitação foram flagrados em uma blitz realizada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), ontem, na parte alta da capital. » A ação abordou 215 veículos. Foram aplicados 87 Autos de Infração de Trânsito (AIT) e 16 veículos foram removidos de circulação e levados para o pátio da polícia. » Apenas um em cada 10 brasileiros tem renda mensal suficiente para pagar despesas sazonais de início de ano como como IPTU, IPVA e material escolar. » É o que aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (8) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).