app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN10012020

.

Por Confira os destaques da política alagoana #FN01012020 | Edição do dia 10/01/2020 - Matéria atualizada em 10/01/2020 às 06h00

A etapa da duplicação da Al-102 entre o distrito de Garça Torta e a cidade de Barra de Santo Antônio anunciada com estardalhaço pelo governador Renan Filho, não passa, no momento, de mais um embuste para enganar a população.

Para começar esse trabalho, ainda falta muita coisa, conforme ficou evidenciado na audiência pública realizada na sede da Secretaria da Fazenda. A primeira é o estudo de impacto ambiental que deverá ser analisado pelo Instituto do Meio Ambiente, o que levará, com muito otimismo, quatro meses para ser elaborado.

Além desse aspecto, também foram questionados os possíveis impactos ambientais na área de proteção da Costa dos Corais, principalmente na região onde ficam os acessos próximos aos rios Meirim e da Prata. Ou seja, esta duplicação com rapidez, só na cabeça de Renan e de seus auxiliares mais próximos.


TRANSTORNOS

Enquanto o governo promete muito e pouco faz, os trabalhos no início da Al-101 Norte, próximo ao bairro de Jacarecica, têm sido uma dor de cabeça constante para os moradores da região. A situação vai piorar ainda mais no próximo mês, quando a região receberá grande número de turistas que vão passar o carnaval em casas, hotéis e pousadas.


PERSEGUIÇÃO

O governador Renan Filho não perde a oportunidade de atacar governos anteriores, como se não tivesse mais o que fazer. Na segunda-feira ao anunciar avanços na área de segurança pública, disse que em seu governo a coisa está diferente, como, por exemplo, a utilização de novos armamentos pelas policiais Civil e Militar e “não as pistolas compradas de segunda mão no Paraná em governos anteriores”.


GOVERNO INGRATO

Enquanto fala de novos armamentos e na redução da violência em Alagoas, mesmo que o fenômeno venha acontecendo em todo o Brasil, notadamente na região Nordeste, o governo esquece-se do básico: valorizar seus policiais lhes dando condições de trabalho e sobrevivência com a família.


REAÇÃO

As ações que serão intentadas contra o Estado sobre a Reforma da Previdência poderão mudar o quadro atual de desespero do funcionalismo público, que terá um desconto de quase 50% em seus vencimentos. A Associação dos Procuradores que foi contra o projeto por ser absolutamente inconstitucional, deve auxiliar juridicamente sindicatos e associações para barrar essa pretensão na justiça.


SINAIS SONOROS

O promotor Helder Jucá de Arthur Filho, da 25ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou inquérito civil para apurar a falta de semáforos com sinais sonoros nas vias de Maceió. A SMTT informou que apresentará, dentro do prazo solicitado pelo MP, uma lista com os pontos que podem ser contemplados com a implantação desse tipo de semáforos.


ALERTA SOBRE GOLPE

Em vídeo, o cantor alagoano Mano Walter alerta sobre um golpe que estariam aplicando em seu nome. Ele afirmou que o golpista entra em contato com amigos e familiares dizendo ser da equipe da produção do artista e convida para um evento inexistente. "Eles ligam pedindo uma senha de verificação, que chega no seu telefone, para clonar o seu WhatsApp ou fazer coisas erradas", advertiu.


MAIS GOLPE

Maceioenses têm sito vítimas de um golpe aplicado por pessoas que se passam por funcionários de empresas e oferecem grandes descontos pelos supostos serviços. O alerta foi feito pelo Procon Maceió, que informou que os golpistas enviam o boleto fraudado por e-mail, por meio do Whatsapp e até mesmo para o próprio endereço da vítima.


» O número de grávidas com HIV no Brasil vem crescendo desde 2008, de acordo com os últimos dados do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids divulgados pelo Ministério da Saúde. » Em 2008, foram registradas 6,7 mil gestantes com HIV, o que representava 2,1 casos para cada 1 mil nascidos vivos. Em 2018, esse número passou para 8,6 mil. » O governo federal encaminhará, em breve, ao Congresso Nacional, uma proposta de mudança nas regras de financiamento do ensino básico. » O debate sobre transformar o fundo, com previsão para ser extinto este ano, em permanente, e de elevar, gradualmente, o percentual de recursos repassados pela União, já ocorre na Câmara.

Mais matérias
desta edição