app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN18012020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 18/01/2020 - Matéria atualizada em 18/01/2020 às 06h00

O nome do ex-governador Ronaldo Lessa especulado para sair candidato a prefeito de Maceió numa aliança com Rui Palmeira tem sacudido os bastidores da política alagoana. Com profundas divergências com a família Calheiros, especialmente o governador Renan Filho, uma possível candidatura a prefeito numa ampla aliança balançaria os alicerces do Palácio República dos Palmares, que até agora aposta no improvável: convencer o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, que ali é o melhor caminho para uma escalada política.

Enquanto o nome de Ronaldo Lessa cresce, Alfredo Gaspar ganha tempo e promete somente revelar seu destino político ou de continuar no Ministério Público depois do carnaval. Até lá, entretanto, Ronaldo circula, faz contatos, avalia candidaturas e demonstra que está mais vivo do que nunca politicamente.


ARQUIVAMENTOS

Em nota pública, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan, presta esclarecimentos sobre dados constantes na matéria "Justiça alagoana arquiva mais de 19 mil processos criminais", de autoria do jornalista Arnaldo Ferreira e publicada na Gazeta de Alagoas em sua edição de 12 e 13 deste mês. Tutmés afirma que as informações não foram prestadas por ele ao repórter. De fato, os dados foram repassados ao jornalista diretamente pela assessoria de comunicação do Judiciário, o que, inclusive, é reconhecido pelo presidente do TJ/AL. Mas a Gazeta reconhece que o nome dele foi citado na matéria indevidamente, motivo pelo qual pede desculpas.


ARQUIVAMENTOS 2

O desembargador também diz que não foram informados pelo Judiciário os motivos dos arquivamentos dos processos e que, muito menos, o mesmo sugeriu que tais arquivamentos tenham se dado por ineficiência operacional da Polícia Civil do Estado de Alagoas. Quanto a isto, cabe uma observação: em nenhuma de suas linhas a reportagem cita o Judiciário como responsável por tais colocações. O que a matéria diz, e tão somente, é que os “dados” colhidos junto à assessoria de comunicação do TJ/AL apenas confirmam (no sentido de evidenciam) as denúncias de sindicatos sobre a incapacidade da Polícia Judiciária do Estado de esclarecer a maioria dos casos dos processos em tela.


AINDA SEM RUMO

Há pouco tempo, Alfredo Gaspar de Mendonça estava propenso a sair candidato a prefeito pelo PSL, mas agora abandonou literalmente a ideia, como também não está mais inclinado a sair com uma candidatura independente. O PSDB, no momento, seria a opção mais viável para o procurador-geral.


VOLTA POR CIMA

O prefeito Rui Palmeira, com o projeto de construir uma nova Maceió depois de superar muitas dificuldades no segundo mandato, passa a ser protagonista nas próximas eleições para desespero do “Pequeno Polegar”. Ao dar prosseguimento no asfaltamento de praticamente toda a cidade, construção de praças e obras de infraestrutura, Rui ganhou novo fôlego nas pesquisas eleitorais.


CANDIDATO DO PP

Se depender do Partido Progressista, o candidato mais provável para disputar a prefeitura de Maceió seria o deputado Davi Davino, aposta do deputado federal Arthur Lira. O PP também trabalha para uma grande composição, mas não marcha sob nenhuma hipótese com o deputado JHC, do PSB.


DESCARTADO

O “Menudo”, que se recolheu mas aposta na força do sogro do Tribunal de Contas, já recebeu bilhete azul para desconsiderar a possibilidade de sair candidato a prefeito com o apoio do “Pequeno Polegar”. Anda em baixa no Palácio República dos Palmares.


» O governo alardeia que já construiu nesta administração mais de 1.600 quilômetros de estradas, mas, na prática, o que se vê são as péssimas condições de tráfego principalmente na região norte do Estado. » Atenção: vai haver, dentro em breve, licitação milionária para duplicação da rodovia que Ligará Arapiraca a Delmiro-Piranhas. Será que serão as mesmas que trabalham para o governo que ganharão o processo licitatório? » Esta roupagem asfáltica, como diz o governo, já abocanhou recursos na ordem de aproximadamente R$ 5 bilhões. Uma dinheirama que tem feito a festa das empreiteiras. » O Ministério Público e a Polícia Federal devem ficar de olho nessas movimentações.

Mais matérias
desta edição