app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN06022020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 06/02/2020 - Matéria atualizada em 06/02/2020 às 06h00

Se a intenção do governador Renan Filho era de deixar uma bomba nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, o tiro saiu pela culatra.

Parlamentar experiente, bem assessorado, Victor soube driblar com competência os problemas emergentes que surgiram, passou a receber políticos, discutir a situação caótica de alguns setores do governo, assinar atos e exigir ação do secretariado durante os poucos dias que passou no comando do Estado.

Já Renan Filho, que teria demonstrado uma aproximação maior com a Assembleia Legislativa, se é verdade o que se comenta, tropeçou mais uma vez, quando o seu vice Luciano Barbosa, no exercício do governo, convocou um helicóptero das Forças de Resgates para participar de um encontro social no interior de Pernambuco para fazer média política.


DESVIO DE FINALIDADE

Além de desfalcar o helicóptero de atendimentos emergenciais na região do Agreste, caracterizando-se o desvio de finalidade, o Estado ainda vai pagar pelo uso do combustível, equipe de manutenção e do pessoal especializado que comanda e dá apoio à aeronave. Lamentável.


ROTINA AÉREA

O vice-governador Luciano Barbosa não ficou nada satisfeito com as revelações sobre o uso do helicóptero destinado a salvar vidas para um encontro em terras pernambucanas. Mas o que conforta o vice é que o governador Renan Filho é o campeão e ganha disparado nos seus deslocamentos aéreos.


MEIA-SOLA

Ninguém pense que a instalação de alguns aparelhos de ar-condicionado resolveu o problema do Hospital Geral do Estado. Outros problemas piores estão sendo enfrentados pela classe médica e funcionários do HGE, cuja Secretaria de Saúde demonstra indiferença com a situação.


ANO DE GREVES

Não é só o governo do Estado que enfrentará greves este ano, como também a prefeitura de Maceió. Várias categorias estão se mobilizando para reivindicar salários, embora a situação financeira do município não seja tão boa. No governo, os policiais civis, que não conseguiram avançar nas negociações, preparam uma greve por tempo indeterminado, justamente no período carnavalesco.


POTENCIAL TURÍSTICO

A estruturação e o desenvolvimento socioeconômico do Litoral Norte de Maceió será uma das prioridades da Prefeitura de Maceió para este ano. Com grande potencial turístico e a construção de empreendimentos que devem gerar emprego e renda para a população, a região ganhará obras de pavimentação, saneamento e drenagem por meio de uma parceria entre o executivo municipal e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).


POTENCIAL TURÍSTICO 2

Ao todo, o contrato de repasse, que faz parte do projeto Nova Maceió, prevê um investimento de cerca de R$ 41 milhões para as ações estruturantes, que devem impactar diretamente no turismo e na economia da capital, segundo anunciou o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, durante posse da diretoria do Conselho Curador da Fundação para o Desenvolvimento do Turismo em Alagoas para o biênio 2020/2021, realizada ontem (5), no Hotel Jatiúca.


AJUDA HUMANITÁRIA

A 12ª parcela do lote 3 da ajuda humanitária do governo federal para famílias dos bairros atingidos no caso Braskem estará disponível para saque a partir de hoje. O saque do benefício pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento para quem tem o Cartão Saque.


» Uma pesquisa realizada em Maceió, pela Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante o mês de janeiro, revelou que mais da metade da população entrevistada encontrava-se ansiosa e que 32,9% das pessoas estavam estressadas ou exaustas. » A partir dos dados coletados na enquete - de caráter anônimo - serão propostas ações de divulgação, campanhas e, principalmente, a criação de um espaço para discussão voltada à Política de Saúde Mental em Maceió. » A enquete mostrou que mais de 50% da população revelou estar ansiosa. Em seguida, 32,9% dos usuários revelaram estar estressados e exaustos. Apenas 10,4% apontaram estar motivados e 7,3% animados.

Mais matérias
desta edição