app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN11022020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 11/02/2020 - Matéria atualizada em 11/02/2020 às 06h00

A viagem de uma representação do governo de Alagoas para o Oriente Médio, mais precisamente para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, não é, nada mais nada menos, do que mais um passeio ao exterior.

Esta turma, em que tem a participação sempre efetiva do secretário da Fazenda, George Santoro, já foi à China, à Europa e nada de prático trouxe para Alagoas, o que deve se repetir agora. A justificativa da milionária viagem à custa do Estado é apresentar o projeto Vida Nova nas Grotas, como se esse projeto eleitoreiro fosse uma coisa do outro mundo. A exemplo das viagens anteriores, essa para os Emirados é uma forma de conhecer o Oriente Médio e degustar a culinária Árabe.

Bem que eles poderiam poupar recursos e se contentar em comer uma esfirra em alguns bons restaurantes de Maceió.


IMPROBIDADE

A situação não anda nada boa para a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas. Além dos sucessivos escândalos sobre desvios de recursos públicos, o Conselho Estadual de Saúde ainda rejeitou as contas da Sesau. E seus dirigentes podem responder a processos por improbidade administrativa.


MÁ GESTÃO

Ninguém consegue entender como a Secretaria de Saúde tem um orçamento de R$ 1 bilhão e não consegue, sequer, resolver os problemas básicos como os do HGE. Seria incompetência de seus gestores?


MUTILAÇÃO

O Estado, conforme dados estatísticos, é o campeão em amputação, enquanto as órteses e próteses fazem a festa dos corruptos e indicia até a filha do vice-governador, Lívia Barbosa, com prisão preventiva decretada e no centro das maracutaias.


CAOS GERAL

O conselheiro Francisco Ricardo Mata, do CES, está surpreso com o descaso da Saúde em Alagoas. Se o problema é grave no setor de ortopedia, o serviço oncológico vai de mal a pior. O interior, por sua vez, está abandonado, faltando de tudo para atender eficientemente a população alagoana.


SEM AULA

Quase mil alunos do Graciliano Ramos e dos bairros vizinhos, que estudam na Escola Estadual Maria Lúcia Lins de Freitas e deveriam ter voltado às aulas ontem, protestaram na manhã desta segunda-feira (10) para cobrar o pagamento do aluguel e o retorno às aulas. Eles pedem uma solução para evitar um maior prejuízo logo no início do ano letivo.


SEM AULA 2

Além do atraso no aluguel, os estudantes reclamam da precariedade em algumas salas, já que há mesas e cadeiras em péssimas condições de uso pelos alunos. Após o protesto dos estudantes e familiares, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se comprometeu a fazer o pagamento de três meses de aluguel até sexta-feira.


AJUDA HUMANITÁRIA

A partir de hoje, estará disponível para saque a nona parcela dos lote 8 e 9 da Ajuda Humanitária do Governo Federal. O saque do benefício pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos caixas de autoatendimento para quem tem o Cartão Saque.


AJUDA HUMANITÁRIA 2

A previsão era de que a retirada do benefício estivesse liberada nesta segunda-feira (10), mas um problema na operação bancária atrasou o procedimento. a retirada do valor deve ser feita em um prazo de até 30 dias para evitar o bloqueio automático do valor pelo sistema de pagamento, havendo necessidade de nova autorização de crédito para liberação da Ajuda Humanitária.


» As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam na próxima quarta-feira (12). Para se candidatar, os estudantes devem acessar a conta única do governo federal, por meio do portal.. » Neste semestre, o programa vai ofertar 70 mil vagas em instituições privadas de ensino superior. O resultado sai no dia 26 de fevereiro. » O Brasil permanece sem registro do novo coronavírus. O Ministério da Saúde atualizou ontem as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos no País. » O número reduziu em quatro casos em relação ao informe anterior. Agora, há sete casos suspeitos: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Paraná (1) e Rio Grande do Sul (1).

Mais matérias
desta edição