loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 08/07/2025 | Ano | Nº 6005
Maceió, AL
24° Tempo
Home > colunistas > Fatos & Notícias

Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN04032020

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Alagoas, aos poucos, vai perdendo a luta contra a violência. Tratando com indiferença sua população armada, o Estado observa, de camarote, que a situação é bem pior do que aparenta ser.

Do carnaval para cá, conforme as estatísticas, o número de assassinatos triplicou, e a situação começa a inquietar o governador Renan Filho, que fez da segurança pública sua bandeira eleitoral. Agora, vai ter que rever sua política de segurança, para não chegar ao final do ano como um Estado que mais se mata no Brasil.

DEVAGAR

Se depender do prefeito Rui Palmeira, o nome do candidato a prefeito do seu grupo ainda vai demorar para ser anunciado, mesmo com o aceno de Alfredo Gaspar de Mendonça, que deixou o cargo para se aventurar numa candidatura majoritária.

SÓ COM O VICE

Pessoas ligadas ao prefeito Rui Palmeira comentam que o anúncio do seu candidato a prefeito somente ocorrerá quando for escolhido o nome do vice, o que deverá passar, naturalmente, pela sua base aliada.

PARA O FUTURO

O prefeito Rui Palmeira só vai ver o tamanho de sua decisão se fizer uma aliança com o governador Renan Filho, quando abrirem as urnas nas eleições deste ano. Se ganha com o seu candidato estará credenciado para disputar o governo em 2022. Se perder sua situação política se complica.

ALÉM DA ALIANÇA

A disputa entre Rui Palmeira e Renan Filho não ficará apenas restrita às eleições passadas. Vai continuar até a abertura das urnas em outubro deste ano. Se o candidato de ambos perder, um deverá jogar a culpa no outro.

ENERGIA SUSPENSA

A Equatorial esclarece como funciona o procedimento para que seja realizada a suspensão do fornecimento de energia elétrica em Alagoas, a exemplo de outras regiões onde ela atua. Segundo nota divulgada pela empresa, o corte por falta de pagamento segue diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dispostos nos artigos 172 e 173 da resolução 414.

ENERGIA SUSPENSA 2

A partir de uma conta em atraso já é possível ter o fornecimento suspenso pela Equatorial. Porém, antes da suspensão, é enviado um reaviso de débito informando a conta vencida e o prazo para interrupção. Essa notificação pode ser enviada na fatura do cliente, no campo “Notificação de reaviso de vencimento/mensagem” ou por meio de um comunicado avulso. A suspensão somente poderá ocorrer em até 90 (noventa) dias do vencimento da fatura em atraso. Após esse período, a empresa deverá realizar a cobrança de outra forma.

PRESERVAÇÃO DE MANANCIAIS

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou ontem, em primeiro turno, projeto de lei do deputado Davi Davino Filho (PP) que estabelece preferência para os municípios que implantarem programas de preservação de nascentes e de conservação de matas ciliares nas margens de riachos e rios do seu território, para firmar convênios na área de recursos hídricos e meio ambiente com órgãos do governo do Estado de Alagoas.

PARCERIA CULTURAL

Em pronunciamento na ALE, o deputado Inácio Loiola (PDT) lamentou o desabamento de parte do teto do museu Pierre Chalita, no Centro de Maceió, no último sábado, 29. Ele sugeriu a realização de uma reunião conjunta para discutir possibilidades de parceria público-privada (PPPs) para recuperação dos instrumentos culturais do Estado.

» A deputada Cibele Moura (PSDB) disse, em plenário, que assinou 10 projetos de lei revogando normas que estão ainda em vigor, mas que não cabem mais nos dias de hoje, entre elas a lei que obriga o pagamento para ter acesso à carteira estudantil.

» Ela criticou a cobrança de uma taxa de R$ 25 mil feita a cada estudante para ter o documento. “O estudante mais pobre não pode se submeter a essa cobrança, já que ese dinheiro, em muitos casos, vai fazer falta para sua família”, afirmou.

» O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas aprovou, por unanimidade, o projeto de reajuste anual das remunerações dos servidores da Corte.

» O projeto prevê reajuste de 4,31% para servidores efetivos e estáveis e comissionados.

Relacionadas