app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17032020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/03/2020 - Matéria atualizada em 17/03/2020 às 06h00

A Lei Renan Filho sancionada no apagar das luzes de 2019, começa a ser implantada no próximo mês de abril. A partir daí, os servidores públicos estaduais, incluindo aposentados e pensionistas, passarão a descontar nos seus contracheques 14% de Previdência Social.

Esses descontos juntos a outros como no caso do Imposto de Renda, devem abocanhar quase 50% dos salários dos trabalhadores que ganham aproximadamente R$ 2 mil.

Com pouca mobilização, mas chiando quanto ao desconto considerado abusivo e extorsivo, os servidores ainda prometem impedir a cobrança fixada na Lei Renan Filho, procurando a Justiça. Aliás, a única esperança capaz de reverter o tenebroso quadro atual.


CARNAVAL

Depois de deixar sua bancada aprovar a extinção de órgãos de combate ao crime organizado na Assembleia Legislativa, o governador Renan Filho, propositadamente, acena para vetar o projeto de lei, embora ninguém saiba, no momento, o que se passa na sua cabeça e nas manobras de bastidores no parlamento alagoano.


CAPAZ DE TUDO

Ao garantir à Procuradoria Geral de Justiça que o projeto será vetado, ninguém duvide se, por baixo dos panos, Renan Filho negociar com a bancada governista para derrubar seu veto e ficar o dito por não dito.


GOLPE NO MP

O trabalho eficiente que vinha sendo feito pelo Ministério Público pode, mesmo com a garantia do governador de que vetaria o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, dar um freio nas diversas investigações em andamento sobre o crime organizado. A decisão da Assembleia vai de encontro, também, ao ex-procurador geral de Justiça e candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar, defensor intransigente do aparelhamento do MP no combate à corrupção.


FORA DE ÓRBITA

Renan Filho parece ter perdido a noção do tempo ao dizer em vídeo nas redes sociais de que o coronavírus já atingiu outros planetas. As declarações viralizaram e já tem gente se oferecendo para colaborar com a bagagem intelectual do governador.


SEM PROCISSÕES

Devido ao aumento do número de casos suspeitos de Covid-19 em Alagoas, o Arcebispo Metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, anunciou medidas para prevenir a disseminação do vírus a partir desta segunda-feira (16), no território arquidiocesano. As procissões ficam suspensas por tempo indeterminado.


NAS IGREJAS

Entre as medidas apontadas na nota oficial da Arquidiocese, também está a suspensão de Via-Sacra e a orientação para que os fiéis rezem de forma individual. A Igreja Católica também suspendeu eventos, encontros e retiros com concentração para mais de 500 pessoas. Outra medida que vem sendo adotada por Paróquias e Santuários é a ampliação do horário das missas para evitar aglomeração de fiéis


CARTÓRIOS

Os interessados em tentar o concurso para os cartórios de Alagoas precisam esperar um pouco mais. Em nota divulgada pela assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o órgão esclarece que a decisão foi da Comissão do Concurso de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de Alagoas, em razão da evolução dos acontecimentos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus, de cancelar a prova seletiva de provimento agendada para o dia 22 deste mês.


» Não tem jeito. Choveu forte, os motoristas enfrentam problemas para trafegar na Av. Pierre Chalita, em Jacarecica. Foi o que aconteceu na manhã de ontem. Muito barro que fica na encosta deslizou e se espalhou pela pista, obrigando os condutores a seguir pela contramão e correr riscos de acidentes.

» A construtora responsável pela obra falhou no serviço de contenção do material das encostas, deixando uma herança maldita para a administração municipal, que, todas as vezes que isso acontece, tem que mandar uma equipe para limpar a via.

» Nesse fim de semana, 350 alunos do Colégio Santíssimo Senhor se reuniram em mais uma edição da Gincana da Fraternidade. Juntos, eles arrecadaram mais de 3 toneladas de donativos.

Mais matérias
desta edição