Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN08042020
.

Ofuscada pelo coronavírus, a saúde dos alagoanos que necessitam de atendimento no serviço público vai de mal a pior. Enquanto os governantes todos os dias aparecem na mídia prestando contas da sua maneira sobre o combate à pandemia, por outro lado esquecem o dever de cuidar de outras enfermidades. É o caso, por exemplo, do atendimento a crianças portadoras de câncer, em que 16 delas, conforme denunciou a Gazetaweb, estão na fila de espera para atendimento.
Sem a assistência médica devida, as crianças aumentam o potencial de risco e a falta ou retardamento do pronto atendimento é um assunto de tanta gravidade como mesmo o combate ao coronavírus.
A situação, que tem se agravado nos últimos dias, está sendo tratada agora com a intervenção da Defensoria Pública, que pediu à Secretaria de Saúde urgência para garantir a ampliação de leitos na rede de assistência da área de oncologia.
PREÇOS ABUSIVOS
O Procon tem anunciado que está vigilante com as farmácias e outros estabelecimentos que têm cobrado preços abusivos na venda de álcool em gel, cujo índice já chegou a 152% do seu real valor. Mas resta saber quem foi punido até agora pelo órgão de fiscalização.
PRAZO ESTENDIDO
Numa crise sem precedentes, na qual o governo de Alagoas, através de decretos, fechou empresas comerciais e indústrias, parece que só está faltando mesmo é o toque de recolher. Empresários reclamam, pedem para as medidas serem flexibilizadas, mas o governo parece não ouvir os apelos
HUMILHAÇÃO
As intermináveis filas de idosos com mais de 60 anos para adquirir remédio da farmácia do Estado são uma humilhação e um risco de contaminação pelo coronavírus. Nesse caso, o governo dita regras, prejudica o comércio e a indústria, mas não faz o dever de casa, protegendo pessoas consideradas de alto risco nesta pandemia.
MEIA-VOLTA
O porta-voz da primeira morte por coronavírus em Alagoas, o governador Renan Filho, parece ter dado uma recuada, depois da preocupante confusão que foi aprontada por ele dias atrás. A reação da população foi grande nas redes sociais.
CESMAC
O Centro Universitário Cesmac se engajou na luta de combate ao novo coronavírus e decidiu antecipar a colação de grau de alunos de diversos cursos da área de saúde. Nos próximos dias, o Cesmac publicará uma resolução regulamentando a colação antecipada, definindo os procedimentos que devem ser adotados pelos acadêmicos interessados, abrangidos pelo disposto na Medida Provisória 934.
CESMAC 2
Com o apoio da Fundação Educacional Jayme de Altavila, sua mantenedora, o Centro Universitário tem tomado todas as medidas necessárias para o combate a esse mal que afeta o mundo inteiro, disponibilizando de equipamentos, serviços e pessoal dos seus cursos da área de saúde para os órgãos envolvidos com a política sanitária de prevenção e tratamento do vírus.
BEBEDOURO
Um instrumento de cooperação técnica firmado entre a Braskem, SMTT e CBTU foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem para que ajam - de forma conjunta - em prol do retorno do transporte na região de Bebedouro. A suspensão da operação do VLT e do tráfego de trens urbanos entre as estações de Bebedouro e Bom Parto aconteceram por recomendação da Defesa Civil, após a identificação de novas movimentações sísmicas na região.
» A pandemia de coronavírus atingiu em cheio a festa mais tradicional do Nordeste. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, considerada a capital do forró, adiou as festas de São João para outubro
» A mesma situação ocorre com as dez cidades da Bahia que realizam as principais festas de São João do Estado, tanto públicas quanto privadas. Já a prefeitura de Caruaru, em Pernambuco, ainda não se pronunciou.
» A Secretaria Municipal de Economia (Semec) está disponibilizando ao contribuinte maceioense serviços de emissão online de notas fiscais por meio do Portal Ginfes, no endereço maceio.ginfes.com.br. O Objetivo é garantir o serviço sem que as pessoas precisem sair de casa.