Fatos & Notícias
Confira os destaques da política alagoana #FN08052020
.

O governador Renan Filho está apostando na inauguração do Hospital Metropolitano e promete, agora, atingir a mil leitos para tratamento do coronavírus, cujas unidades de saúde em todo o Estado estão praticamente estranguladas e sem condições de receberem mais pacientes nesta crise de pandemia.
Disponibilizar mil leitos para atender à população infectada pela Covid-19 até o dia 15 de maio é muita pretensão do governador. Primeiro, porque atrasou em mais de um ano as obras do Hospital Metropolitano e, segundo, por que a promessa inicial era somente de 280 leitos e agora ele afirma, entre outras informações conflitantes, de que serão 30 vagas de UTI e 130 leitos clínicos.
Como ninguém acredita mais nas promessas de Renan Filho, que diz uma coisa em um dia e outra no outro, é esperar o que vai acontecer.
MAIS PROMESSAS
O governo do Estado está anunciando a compra de 1 milhão de máscaras para atender, além dos agentes de saúde entregues à própria sorte, a população mais pobre, ou seja, da periferia. Como outras promessas do governador não foram cumpridas, é bom as autoridades fiscalizarem essa nova ação do governo.
QUEM PAGA A CONTA?
O governo federal está sugerindo que todos os servidores públicos, no Brasil, não tenham reajuste salarial pelos próximos 18 meses, tema que não foi bem digerido no Congresso Nacional. Mas não disse como os trabalhadores irão enfrentar aumentos de planos de saúde, energia, água, transporte, gás e outras obrigações mensais.
CONTROLE DE PREÇOS
Para não conceder reajuste a essa grande parcela da população, o governo deveria, também, ter um controle sobre o reajuste de preços de todos os setores da economia, inclusive na cadeia alimentar.
MAIS IMPOSTO
O governador Renan Filho ao não se contentar em penalizar o servidor público com um desconto de 14% para o Al Previdência, quer agora empurrar de goela abaixo mais um imposto para os alagoanos, ou seja, referente às compras pela internet. Aos poucos, seu fiel escudeiro, o secretário da Fazenda, George Santoro, vai lhe empurrando para o abismo político.
AGRESSÃO
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) instaurou uma notícia de fato para apurar a conduta do policial militar reformado acusado de ameaçar e agredir um jovem, na cidade de União dos Palmares, no interior de Alagoas.
AGRESSÃO 2
No momento da agressão, Élcio Sarmento gravava um vídeo com mensagens que contrariam as medidas adotadas pelos decretos governamentais de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), quando um jovem o informou que era obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos. O PM reformado aparece sem o material de proteção, o que já configura crime.
INFECTADOS
A Polícia Civil de Alagoas divulgou, ontem que o Estado tem sete agentes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), além de 80 casos suspeitos, 44 descartados, um curado e 29 afastados preventivamente. De acordo com os dados publicados na conta oficial do Instagram, a PC/AL informou que o Núcleo de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho segue acompanhando o estado de saúde dos profissionais. O novo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostrou que Alagoas tem 1.867 pacientes infectados, 98 óbitos, 588 curados e 1.299 casos em investigação.
» O governo federal detalhou ontem o plano de contingência que tem como meta acolher 78,1 mil moradores de ruas em municípios de todo o País. O programa foi anunciado na semana passada e, desde então, cerca de 1,6 mil municípios já fizeram a adesão.
» O governo quer fechar um acordo para que agências dos Correios façam o cadastro de pessoas que queiram receber o auxílio emergencial durante a pandemia do novo coronavírus.
» O ministro Onyx Lorenzoni informou que está trabalhando num acordo com os Correios para que a estatal atue no processo de registro das pessoas e verificação de dados, o que aceleraria o atendimento e liberação do auxílio emergencial.