app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN15052020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/05/2020 - Matéria atualizada em 15/05/2020 às 06h00

A saúde do Estado de Alagoas deve respirar um pouco mais com a inauguração, nesta sexta-feira, do Hospital Metropolitano, entregue com pelo menos dois anos de atraso, mesmo dentro do planejamento inicial do governo.

O oferecimento de pelo menos 160 leitos vai desafogar o sistema de saúde que está praticamente esgotado. Como diz o velho ditado de que “antes tarde do que nunca”, o Hospital Metropolitano está, a partir desse sábado, depois de feita toda a desinfecção da unidade, apto para socorrer os alagoanos que sofrem com a pandemia do coronavírus.


MARCA OFICIAL

O governo de Renan Filho não perde tempo. As macas do Hospital Metropolitano em vez de receberem o logotipo da própria unidade de saúde, expõem a marca do governo, numa demonstração explícita de um ato eminentemente político.


FICAR ATENTO

Como é um novo hospital, a Secretaria de Saúde deve ficar atenta para não faltarem respiradores comprados a preço de ouro, medicamentos e equipamentos de proteção para médicos e agentes de saúde, como aconteceu em outras unidades. Se o Metropolitano funcionar como o prometido pelo governo, por certo ajudará e muito a enfrentar essa pandemia.


INDIFERENÇA

Mesmo com o decreto emergencial em plena vigência, muitos comerciantes que deveriam estar com suas lojas fechadas para evitar aglomerações não ligam para as regras de segurança, como é o caso do comércio de peças e serviços no Tabuleiro do Martins e no Vergel do Lago.


DESCUMPRINDO

Com a população sem ajudar, participando de aglomerações, circulando sem máscaras e insistindo em descumprir o decreto, a perspectiva do avanço do coronavírus é concreta. Ou o Estado e municípios apertam o cerco contra os que desrespeitam a lei, ou a doença vai matar muito mais gente daqui pra frente.


SÓ AMANHÃ

Na prática, o Hospital Metropolitano só vai mesmo funcionar a partir de amanhã, já que hoje está programada o processo de desinfecção de todas as áreas para poder receber pacientes infectados pelo coronavírus. Que ele esteja realmente preparado para atender a quem mais precisa neste momento de angústia e desespero.


CONFUSÃO

Moradores do bairro Brasília, no município de Arapiraca, em Alagoas, acionaram a polícia ontem, após serem abordados por um casal que se apresentou como funcionários de uma empresa de pesquisa que estava realizando testes para o novo coronavírus. No entanto, na delegacia ficou comprovado que, de fato, o casal é funcionário da empresa, a pesquisa existe e é financiada pelo Ministério da Saúde.


CONFUSÃO 2

O site do IBOPE Inteligência informa que o instituto estará realizando, nos dias 14 e 15 de maio, uma pesquisa em todo o país sobre a prevalência da Covid-19 na população brasileira. O objetivo da pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e identificar de que forma a doença está se propagando pelo Brasil. Com isso, será possível criar políticas públicas mais eficientes.


AFASTADOS

O Brasil registrou um total de 31.790 profissionais de saúde contaminados pela Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (14). Desde o início da pandemia, a pasta registrou um total de quase 200 mil casos suspeitos de infecções de profissionais da saúde (199.768).


» Um dos documentos mais requeridos dos brasileiros agora está disponível na tela do dispositivo móvel. A Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançaram o aplicativo CPF Digital.

» Com o CPF Digital, o usuário pode exibir, na tela do celular ou do tablet, o cartão do CPF. O aplicativo também envia notificações da Receita Federal.

» Após diversas complicações de saúde e duas internações, o bispo de Penedo, Dom Valério Breda, se encontra estável e com grandes sinais de melhora, segundo nota da Diocese divulgada ontem.

» O bispo, que estava fazendo uso de ventilação mecânica e passando por hemodiálise, está livre dos aparelhos e passando por fisioterapia.

Mais matérias
desta edição