app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN17062020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 17/06/2020 - Matéria atualizada em 17/06/2020 às 06h00

A pressão exercida pelo comércio e pela indústria os últimos dias para a reabertura gradual desses importantes segmentos da economia, fez com o governo antecipasse a divulgação de protocolo para iniciar a flexibilização.

Sufocados com a paralisação da economia e com a perspectiva de demissão em massa, o que agravaria a situação atual, o governo cedeu e anuncia o protocolo, alertando, porém, para os cuidados que a população deve tomar.

Mesmo com o crescente número de mortos e infectados pela Covid-19, o Protocolo Sanitário de Distanciamento Controlado prepara toda a sociedade para a abertura gradual do setor produtivo. O risco, entretanto, continua sendo a grande preocupação das autoridades de saúde do Estado.


ALERTA

Nessa fase importante de mudança de comportamento da população, requer a vigilância e fiscalização pelos órgãos públicos sejam intensas e rigorosas, para evitar um recrudescimento do coronavírus que atinge momento seu ponto mais alto. Se a população não colaborar nesse aspecto, a situação pode se agravar mais ainda.


AJUSTES

O protocolo divulgado pelo governo não é nada mais, nada menos, do que um remendo do Decreto Emergencial. De novidade, nada, a não ser para reforçar algumas medidas já postas em prática desde o início da pandemia.


ABRE TUDO

Mesmo controlado, todos os setores do comércio devem ser abertos a partir da próxima segunda-feira, dia 22, com o Estado e o município apertando a fiscalização para evitar aglomerações e outros excessos. Se a população vai colaborar neste primeiro momento, é outra história.


OBRIGATORIEDADE

Entre várias considerações feitas, o protocolo continua a exigir o uso obrigatório de máscaras, distância segura de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas e disponibilização ininterrupta de álcool em gel a 70%, afora limpeza e desinfecção permanentes no interior das lojas.


AFASTAMENTO

Cautelarmente, o corregedor-geral de Justiça, Fernando Tourinho, afastou das funções o juiz José Braga Neto, supostamente acusado, junto com seu filho, de participar de uma organização criminosa de extorsão no sistema prisional. O pedido de aposentadoria do magistrado também foi indeferido pela própria Justiça até a conclusão das investigações já abertas também pelo Conselho Nacional de Justiça.


SAMU

Os atendimentos médicos relacionados ao novo coronavírus do Samu tiveram um aumento de 244,34% entre os meses de abril e maio em Alagoas, o que corresponde a 1.555 ocorrências no período analisado. As equipes realizaram 22 atendimentos em março e 1.118 em maio. No comparativo entre os meses de abril e maio, o crescimento foi de 843 ocorrências.


SISU

O Ministério da Educação alterou as datas das inscrições aos principais programas de acesso às universidades para atender a uma solicitação das instituições de ensino superior públicas e privadas, segundo informou o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza. O edital que muda o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, de 16 a 19 de junho para 7 a 10 de julho, deve ser publicado na quarta-feira (17). O Prouni, que teria as inscrições abertas de 23 a 26 de junho, passou para o dia 14 de julho. E o Fies, que teria inscrições efetuadas de 30 de junho a 3 de julho passou para 21 a 24 de julho.


» Os usuários que integram o público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza têm até o dia 30 deste mês para tomar a vacina nas unidades de saúde ou escolas disponibilizadas, evitando as complicações que podem ser causadas pela doença do tipo A (H1N1, H3N2) e B.

» Até a manhã de segunda-feira (15), foram imunizados 40,40% das crianças; 47,23% das gestantes; 49,86% das puérperas e 38,73% dos adultos de 55 a 59 anos.

» A Prefeitura fechou, no fim de semana, 17 estabelecimentos por descumprimento ao decreto de emergência. Entre eles, 8 bares, 4 barbearias, loja de confecção, uma de eletrodoméstico e três salões de beleza.

Mais matérias
desta edição