app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN18062020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 18/06/2020 - Matéria atualizada em 18/06/2020 às 06h00

Com aproximadamente 24 mil casos de coronavírus confirmados e 800 mortes, o governo do Estado paga pra ver o resultado da abertura gradual do comércio e da indústria a partir da próxima segunda-feira.

Se por um lado existe a necessidade de salvar a economia que vai aos trancos e barrancos, por outro é arriscar que o vírus venha a se alastrar ainda mais quando não se tem certeza da estabilização da doença.

No protocolo aprovado por vários segmentos do governo, a abertura de lojas vai seguir um ritmo prudente, mas nada que garanta que a solução apresentada seja eficaz. A depender dos primeiros dias de flexibilização, o governo pode aumentar a liberação de setores produtivos, como também dar um freio nas medidas, se por ventura a situação venha a se complicar.


MAIS PRA FRENTE

Se depender de médicos especialistas no assunto, o governo deveria demorar um pouco mais para poder abrir o comércio. No mês de julho, por exemplo, quando tiver certeza de que a curva do coronavírus tenha se estabilizado.


ESTATÍSTICA

No boletim epidemiológico recente da Secretaria de Saúde, os números não eram nada animadores e apontavam para o crescimento dos casos de covid – 19. Em contrapartida, mais de 16 mil infectados já finalizaram o período de isolamento e já estão tecnicamente curados


“BATE E VOLTA”

Com a decisão do pleno do Tribunal de Justiça ratificando a decisão do desembargador Fernando Tourinho de Omena, corregedor-geral do TJ, de manter o afastamento do juiz Braga Neto de suas funções, certamente a operação “Bate e Volta” terá novos desdobramentos nos próximos dias.


INVESTIGAÇÃO

Para pessoas ligadas à segurança pública, a Polícia Civil só está aguardando o sinal verde para prosseguir nas investigações sobre a suposta participação do juiz Braga Neto de promover tráfico de influência e eventual extorsão com apenados do sistema prisional.


ADIAMENTO

Está praticamente certo que as eleições de outubro serão adiadas. As datas da realização também foram discutidas com o Tribunal Superior Eleitoral e devem acontecer no dia 15 de novembro o primeiro turno e 6 de dezembro, o segundo. Falta apenas ser batido o martelo pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal.


PAINEL

A Prefeitura de Maceió disponibilizou ontem o Painel Covid-19, ferramenta interativa com dados sobre ocorrências e evolução de casos do novo coronavírus consolidados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde organizados em gráficos e mapas. O painel será atualizado de segunda a sexta-feira, sempre às 19h, com dados do dia anterior.


ISOLAMENTO

Alagoas caiu 12 posições no índice de isolamento social, se comparado com as colocações registradas entre a última segunda (15) e terça-feira (16), segundo o levantamento da plataforma In Loco. Em dados percentuais, o Estado chegou a 2ª posição no ranking (44,40%), mas perdeu 4,32%, ficando com 40,08% e no 14º lugar


ISOLAMENTO 2

Apesar da retração, a taxa de isolamento social em Alagoas ainda é maior que a média nacional, que é de 39,1%. O pico mais alto foi contabilizado no dia 23 de março, quando o índice bateu os 62,2%.


» O Ministério Público Estadual ajuizou uma ação civil pedindo que o Estado seja obrigado a fornecer alimentação escolar a todos os alunos da rede pública de ensino, enquanto for mantida a suspensão das aulas, durante a pandemia.

» De acordo com o MP, denúncias de professores e pais de alunos comprovam que não houve, até o momento, distribuição regular dos kits.

» Dados do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) revelaram que 262 profissionais de enfermagem foram diagnosticados com o novo coronavírus, tendo seis evoluído para óbito. » No total, mais de 800 trabalhadores foram afetados quase 200 dos 262 infectados são auxiliares, técnicos e demais enfermeiros.

Mais matérias
desta edição