app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN14072020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 14/07/2020 - Matéria atualizada em 14/07/2020 às 06h00

Enquanto se debate o abandono dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro e a luta contra o coronavírus, os governos fecham os olhos para as obras de esgotamento sanitário em Maceió, já que a poluição é um dos problemas que afastam principalmente o turismo internacional.

Este, talvez, seja um dos maiores problemas enfrentados pela administração pública, que até hoje não teve a disposição de resolver o problema emblemático do Riacho Salgadinho que polui as nossas praias, além de esgotos e línguas sujas que deságuam na Avenida da Paz, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Com um projeto pronto e recursos há anos alocados, hoje nem o governo do estado nem a Enquanto prefeitura de Maceió conseguiram sair do lugar para dar nova vida à população que reside às margens do Salgadinho.

O impasse na indenização das moradias e a disputa política ao longo dos anos parecem ter sido o maior impasse para a solução do problema.


PRIORIDADE

A chegada ontem a Alagoas do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi muito positiva do ponto de vista de realização de obras na capital e no interior. Se no interior foram inaugurados sistemas de abastecimento d’água, na capital Marinho visitou a região do Pinheiro e discutiu no início da noite as alternativas para manter em plena circulação o sistema ferroviário.


REFORÇO

A discussão de novos projetos para a construção de nova linha férrea também foi o assunto de pauta, acompanhado de perto pelo deputado federal Arthur Lira e que dá sequência ao trabalho de Benedito de Lira, seu pai, na CBTU. A construção de novo ramal que beneficiará outros bairros da capital também está nos planos do governo federal e que deverá a participação da Braskem, até agora suposta causadora dos problemas na região do Mutange.


NA PAUTA

Em ampla reportagem deste final de semana, a Gazeta de Alagoas mergulhou literalmente nos problemas causados na região do Pinheiro e adjacências os quais têm afetado dura e diretamente a população local. A radiografia mostrada pelos nossos repórteres atualiza o tema e tem como foco principal os bairros do Pinheiro, Mutange, Bom Parto Bebedouro, numa grande oportunidade de autoridades repensarem sobre a requalificação do sul da cidade de Maceió


INCÔMODO

O governo precisa tomar urgentemente providências sobre os constantes e intermináveis engarrafamentos na área onde está sendo construído o conhecido viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal, no Tabuleiro do Martins. As reclamações são inúmeras, mas, na prática, ninguém resolve o problema que tem azucrinado a vida da população


COVID

Com 733 novas mortes por Covid-19 registradas nas últimas 24 horas, o Brasil chegou ao total de 72.833 óbitos em função do novo coronavírus. A atualização diária foi divulgada pelo Ministério da Saúde no início da noite de ontem. O número de casos confirmados desde o início da pandemia chegou a 1.884.967. O sistema do Ministério da Saúde contabilizou 20.286 novos casos desde o balanço de ontem.


FRAUDE

Um estudante do curso de relações internacionais foi expulso da USP sob alegação de fraudar cotas raciais e sociais. Trata-se do primeiro julgamento de fraude da história da universidade em 193 anos de existência, embora outros casos tenham sido abertos para apuração. Braz Cardoso Neto, 20, alegou ser pardo, ter ascendência negra e ser de baixa renda, mas falhou em comprovar a declaração. Cabe recurso à decisão, e o caso pode parar no Judiciário.


» O Instituto de Identificação de Alagoas começou a entregar ontem mais de 19 mil carteiras de identidade solicitadas antes do início da pandemia do novo coronavírus, relativas aos anos de 2019 e 2020.

» Até o dia 17, a entrega está sendo feita na Arena Cidadã do Shopping Maceió, em Mangabeiras; de 20 a 24, na Arena Cidadã do Pátio Shopping, no Benedito Bentes. Horário de atendimento nos locais é das 9h às 16h.

» Desde que o aplicativo NOI cidadão foi disponibilizado à população pela SMTT, 1.947 downloads foram realizados e os agentes do órgão já atenderam 4.123 chamados. O aplicativo auxilia nos atendimentos às ocorrências de trânsito registradas na capital.

Mais matérias
desta edição