app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN15072020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 15/07/2020 - Matéria atualizada em 15/07/2020 às 06h00

Apesar do desconforto de quem estava presente à inauguração dos dessalinizadores, quando o nome de Renan Filho apareceu na placa oficial como governador da Paraíba, a vinda do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na última segunda-feira, foi muito proveitosa para o estado de Alagoas.

O ministro garantiu investimentos para o Canal do Sertão, recomendado pelo presidente Jair Bolsonaro, e outras obras importantes para o desenvolvimento hídrico do Sertão e do semiárido alagoano.

Rogério Marinho ainda fez questão de ressaltar o empenho do senador Fernando Collor para que a obra do Canal do Sertão receba os recursos necessários para sua conclusão e, consequentemente, oferecer água saudável para a população e ajudar os pequenos agricultores que sobrevivem das suas lavouras na região.


INDENIZAÇÕES

A prefeitura de Maceió está trabalhando, por meio da Defesa Civil, para conseguir recursos dentro do Projeto de Ajuda Humanitária, mas o que a população do Pinheiro quer mesmo é que as indenizações sejam justas e os recursos imediatamente disponibilizados.


AVALIAÇÃO

O que o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, quer mesmo é acompanhar a evolução de fissuras e rachaduras nos bairros que são reconhecidos atualmente como o maior desastre em atividade no Brasil. Mesmo o estado de calamidade pública sendo reconhecido pela Defesa Civil, a situação ali é cada vez mais preocupante, principalmente quanto à remoção de centenas de famílias que ainda se encontram no local.


REABERTURA

Os shoppings de Maceió estão prontos para reabrir suas portas, mas aguardam as decisões da prefeitura de Maceió. Com funcionários devidamente treinados para cumprir os protocolos exigidos, a direção dos shoppings só espera autorização para voltarem a funcionar. Com um fluxo controlado dirigentes do comércio afirmam que este é o momento de se começar voltar, aos poucos, à normalidade.


INCÔMODO

O governo precisa tomar urgentemente providências sobre os constantes e intermináveis engarrafamentos na área onde está sendo construído o conhecido viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal, no Tabuleiro do Martins. As reclamações são inúmeras, mas, na prática, ninguém resolve o problema que tem azucrinado a vida da população.


AULAS REMOTAS

Após discussões iniciadas em março, com a instituição de Comitê de Crise da Academia, o Conselho Superior da Uncisal aprovou, ontem, a retomada das atividades por meio de aulas remotas. Foram 44 votos favoráveis ao retorno, sete contrários e uma abstenção.


AULAS REMOTAS 2

Apesar de aprovada, não há data definida para a retomada das atividades. O retorno acontecerá com a acessibilidade para estudantes e professores da instituição, na capital e no interior do estado, minimizando desta forma eventuais dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica para acesso à internet ou falta de equipamentos.


COVID

A atualização diária divulgada pelo Ministério da Saúde registrou 41.857 novos casos do novo coronavírus e 1.300 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. O total de mortes subiu para 74.133, semelhante à população da histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. O resultado marcou um aumento de 1,7% em relação a segunda-feira (13), quando o balanço do ministério trazia 72.833 óbitos.


» Uma obra da Casal na Rua Tereza de Azevedo, no bairro da Gruta de Lourdes, irá alterar o trânsito a partir desta quarta-feira (15).

» Devido à execução do serviço, um trecho da via será temporariamente bloqueado para o tráfego de veículos. Os serviços devem durar dois dias.

» As inscrições para 75 mil vagas para capacitação a distância oferecidas pela Capes, que terminariam na última sexta-feira (26), foram prorrogadas até 24 de julho

» As vagas – 25 mil por curso – são para as áreas de português, matemática e tecnologias da informação e comunicação. As oportunidades gratuitas são direcionadas a alunos de graduação, da Universidade Aberta do Brasil e concluintes do ensino médio.

Mais matérias
desta edição