app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN16072020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 16/07/2020 - Matéria atualizada em 16/07/2020 às 06h00

A passagem da fase laranja para a amarela a partir da próxima segunda-feira, como anunciou o governador do Estado, já estava se desenhando desde a semana passada, quando as estatísticas mostraram a queda de infectados e a diminuição do número de mortes na capital alagoana.

A nova fase que se iniciará é o resultado de algumas medidas preventivas adotadas pela área de saúde, embora grande parte da população não tenha colaborado tanto como devia.

Agora, mesmo com a exigência do cumprimento dos protocolos, é ter prudência e os pés no chão, para que não haja o perigo de uma recaída.


ESTABILIZAÇÃO

As autoridades de saúde continuam preocupadas com o retorno de algumas atividades comerciais, que por certo irão influir na contabilidade, na próxima semana, do número de infectados e de óbitos. A reabertura de shoppings e outras atividades, que por certo atrairão mais pessoas, deve ser visto com uma prova de que o governo tomou conta da situação, para não ter que recomeçar tudo de novo


CHACOTA

Inaugurar uma obra do governo federal com Renan Filho sendo apontado como governador da Paraíba foi alvo de piadas nas redes sociais. Esquecimento ou malvadez, o certo é que Renan parece não ser muito conhecido lá em Brasília como parecia ser.


APITO FINAL

Quando parecia não ter mais esperança de que recursos fossem disponibilizados eis que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, recebeu a garantia de tocar as obras de revitalização do Dique Estrada, entregue literalmente ao abandono. Com o governo federal garantindo apoio, as obres devem recomeçar até o final do mês com a construção de 1 mil e 800 apartamentos, duas pistas e área de lazer para aquela população que sempre foi marginalizada.


ESPERANÇA

A vinda do ministro do Desenvolvimento Regional a Alagoas, no início da semana, reacendeu as esperanças do povo sertanejo com o avanço das obras do Canal do Sertão, que sempre participação ativa do senador Fernando Collor. Para as autoridades que participaram da visita com o ministro Rogério Marinho, a certeza de que essas obras passam a ser prioridade no nordeste pelo governo federal.


PRÉ-ENEM

Conhecido Pré-Enem Comunitário, o Programa Conexões de Saberes, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será virtual durante a pandemia do novo coronavírus. O pré-vestibular atende cerca de 300 alunos anualmente com aulas gratuitas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


PRÉ-ENEM 2

Na sua versão digital, batizada de Conexões Mais, o Programa disponibilizou as aulas do curso Pré-Enem gravadas e acessíveis pelo canal do Youtube da Ufal. Ao todo, 50 aulas com todas as disciplinas do Enem já estão disponíveis gratuitamente na plataforma de vídeos.


BAIRROS AFETADOS

Após cobranças de moradores e órgãos, a área que receberá apoio para a desocupação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto foi ampliada e passou a incluir 1.918 imóveis localizados na área de criticidade 00 do novo mapa da Defesa Civil. O Termo de Acordo foi assinado entre o Ministério Público Estadual de Alagoas, a Defensoria Pública de Alagoas, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Braskem, em janeiro. Do total de imóveis, 1.485 estão nos bairros do Pinheiro e Bebedouro, 120 no Mutange e 313 no Bom Parto. O cronograma de ingresso dos moradores dessa nova área ao Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação está em discussão.


» A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 579.938 pessoas e infectou mais de 13,4 milhões em todo o mundo desde dezembro.

» Mais de 13 milhões de casos de infecção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro passado, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 7.264.600 agora são considerados curados.

» O Ministério Público Estadual abriu investigação para apurar uma série de denúncias envolvendo a administração do Lacen.

» Será investigada, principalmente, a denúncia de prática escancarada de nepotismo no Lacen/AL. O informe dado é que três famílias ocupam diversos cargos na repartição

Mais matérias
desta edição