app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN11082020

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 11/08/2020 - Matéria atualizada em 11/08/2020 às 06h00

A aposentadoria do conselheiro Cícero Amélio, do Tribunal de Contas do Estado, foi a mais nova novidade ocorrida no final de semana nas páginas do Diário Oficial.

Na surdina, mesmo que já existisse decisão sobre o afastamento de Amélio pelas instâncias superiores, embora sem o trânsito em julgado definitivo, eis que o governador sacramenta a decisão e abre nova vaga no TC cobiçada por muitos.

De antemão, já fica objetivamente claro, que a vaga pertence à Assembleia Legislativa e que sua indicação, se for mesmo do governador Renan Filho que queira a vaga para o primeiro-tio Olavo Calheiros, vai ter que ser muito negociada.


O PARAÍSO

Com vencimentos invejáveis para qualquer cristão, afora as mordomias do cargo, chegar a ser conselheiro do Tribunal de Contas vale qualquer esforço e, naturalmente, qualquer negociação. A verdade é que, se dependesse de Renan Filho, a indicação já estaria concretizada. O problema é que a escolha do novo e felizardo conselheiro vai passar pelas mãos do presidente da Assembleia, Marcelo Victor


MILAGRE DA DUPLICAÇÃO

Para manter o mote bíblico, como disse um companheiro do jornalismo, resgata um do purgatório e garante salvo conduto para os dois no paraíso. Seria um duplo milagre da duplicação de contracheques cobiçados por muitos mortais por toda a vida.


REBULIÇO EM ARAPIRACA

A morte do prefeito Rogério Teófilo vai provocar uma reviravolta política em Arapiraca, principalmente depois do pedido de demissão de doze secretários municipais que condenaram os “fatos lamentáveis ocorrido nos últimos dias” e protagonizados pela vice-prefeita, Fabiana Pessoa.


CONFUSÃO

A atitude da vice-prefeita, que denunciava a ausência de Rogério Teófilo de Arapiraca e pedia seu afastamento da prefeitura quando ele estava já enfermo, causou repulsa e indignação de grande parte da sociedade local. Em Arapiraca, os rumos da política local ainda estão incertos, e o rebu promete mais novidade durante a semana.


BOA NOTÍCIA

De uma semana para outra, a quantidade de óbitos provocados pelo novo coronavírus em Alagoas caiu 12%, segundo o levantamento do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, que foi divulgado ontem. De acordo com o estudo, o dados apresentados mostram que a diminuição no número de mortes ocorreu de forma homogênea em quase todo o território alagoano ao longo da última semana.


BOA NOTÍCIA 2

Quanto aos pacientes infectados em Alagoas, o levantamento aponta que os dados da 32ª semana epidemiológica registraram uma redução de 8%, o que representa uma queda de 506 novos casos em relação a semana anterior.


PIORA

Enquanto isso, o Brasil atingiu no último sábado (8) a marca de 100 mil mortos pela Covid-19. Apesar disso, o governo tem argumentado que o país tem "um dos menores índices de óbitos por milhão entre as grandes nações".


PIORA 2

A afirmação não é verdadeira. A taxa do Brasil está entre as piores do mundo e, como as mortes continuam em ritmo alto, o Brasil está piorando nesse ranking. Dos países mais populosos do mundo, apenas os EUA aparecem atualmente na frente, em 10º. O Brasil também é superado por sete países da Europa (San Marino, Bélgica, Reino Unido, Andorra, Espanha, Itália e Suécia), além de Peru e Chile.


» Os moradores da Zona E, que compreende cerca de 2 mil imóveis nos bairros Bebedouro e Pinheiro, já podem solicitar o processo de realocação. » Os pedidos podem ser feitos pelo número 0800 006 3029. As residências foram identificadas em junho no acordo de desocupação..

» Os imóveis identificados entre os dias 28 de julho e 1º de agosto estão aptos para entrar no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação da Braskem.

» As paradas de ônibus na região principal do Comércio de Maceió, no Centro, serão reordenadas a partir de hoje para incentivar a formação de filas e reduzir a desordem no embarque e desembarque na região, marcado por aglomerações.

Mais matérias
desta edição